Surfista gaúcha busca título inédito no surfe; Quem é Tatiana Weston-Webb?

0

A gaúcha Tatiana Weston-Webb, natural de Porto Alegre, já foi cinco vezes campeã brasileira entre os homens e é esperança de título na categoria feminina do surfe mundial. 

A porto-alegrense se mudou para o Havaí com apenas dois meses de idade, e é a única brasileira no circuito. 

Nesta temporada, Tatiana tem mais uma chance de sair vitoriosa. No último ano a atleta chegou muito perto de vencer. A gaúcha venceu a primeira bateria mas foi vencida nas duas seguintes pela havaiana Carissa Moore. 

Para entrar para o rol das campeãs mundiais, Tati deverá ter sua revanche contra Moore visto que a pentacampeã foi a primeira colocada do ranking e entrará na disputa na fase final. 

Já Tatiana Weston-Webb enfrentará a vencedora do duelo entre a australiana Stephanie Gilmore que é a quinta colocada e a costa-riquenha Brisa Hennessy, quarta na colocação. Se passar desta fase, a porto-alegrense ainda precisa enfrentar a francesa Johanne Defay antes de seu reencontro com Carissa. 

A brasileira já sabe o que fazer caso chegue na fase final com a havaiana. Segundo Tati em entrevista ao portal Uol, sua meta é conseguir uma nota alta logo no início da bateria. “Com ela [Carissa], colocando pressão no começo da bateria, sempre funciona. Mas, pra mim, o único jeito de colocar pressão de verdade nela é pegar uma nota alta no começo da bateria, aí ela cai na pressão e sei que isso funciona”, afirma.

Surfista gaúcha é a única brasileira no circuito mundial

Outras quatro mulheres competem pelo título mundial de surf, porém Tatiana é a única que venceu mais de uma etapa ao longo de toda a temporada. A gaúcha saiu vitoriosa em Portugal e em Jeffreys Bays. 

A única brasileira e gaúcha na competição desde 2019 diz esperar que outras conterrâneas logo se juntem a ela no circuito. Ela citou colegas de esporte como Sophia Medina e Laura Rapp.