Suspenso: Banco Central não autoriza pagamentos pelo WhatsApp no Brasil

O Banco Central suspendeu a função de pagamentos e transferências anunciadas pelo Facebook, na última semana, como novidade para o WhatsApp. O sistema possibilitaria o envio de pagamentos através do aplicativo de mensagens. Além do Banco Central, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também participou da decisão.

Para a suspensão da nova funcionalidade, o BC notificou as bandeiras Visa e Mastercard, que possibilitariam os pagamentos, para que todas as implementações fossem paralisadas. Segundo nota divulgada, Banco Central e Cade vão avaliar os riscos da implementação do novo sistema e pretendem garantir o pleno funcionamento do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro).

“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, disse trecho da nota.

A parceira da operação do Facebook no Brasil para os pagamentos via WhatsApp é a Cielo. Segundo justificativa do Cade, o ambiente de exclusividade de atuação da Cielo poderia proporcionar uma exploração isolada.

“Tal base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas. De qualquer modo, fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente, a depender da forma como a operação foi desenhado”, informou o Cade em nota.