Táxi e Escolares passaram a usar a faixa especial de ônibus em Porto Alegre? Entenda

O debate pretende liberar a faixa azul especial de ônibus em Porto Alegre para veículos escolares, lotações e táxis. O argumento é de que as faixas estão ociosas devido ao pouco fluxo nos locais apontados durante a reunião. 

A reunião para discutir a proposta foi realizada na manhã desta terça-feira (24) entre a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal de Porto Alegre, representantes de órgãos públicos e de associações vinculadas ao transporte na Capital. A mediação foi feita pelo vereador Jesse Sangalli, presidente da Cuthab.

Já há um projeto de Lei apresentado pelo vereador Cláudio Janta para liberar apenas para os táxis circularem nas faixas azuis. A Cuthab ouviu as entidades para estender a autorização para veículos escolares e lotações.  A ideia é adicionar uma ementa no projeto de Lei 142/22  já apresentado para agilizar o processo. “Se fosse fazer um projeto novo, levaria de seis meses a até um ano”, comentou Sangalli.

Ociosidade da faixa azul pode ajudar a autorizar outros veículos a circularem no local

Alguns argumentaram apontando locais na cidade onde há pouco fluxo de veículos onde táxis já são permitidos de circular “Já há um decreto há dois anos e meio permitindo que os taxistas possam circular na faixa azul. Até o momento não tivemos nenhum problema. Consultamos a EPTC sobre se houve acidentes com táxis ali, e eles disseram que não”, disse o suplente do vereador Janta, Lisandro Zwiernik, ligado aos taxistas.

Outras experiências realizadas por todo o país foram trazidas para o debate, como no caso de São Paulo. Além de outras localidades já autorizarem o uso das faixas azuis por outros veículos além dos ônibus, a diminuição do congestionamento com a liberação do espaço “Os trabalhadores vão ganhar em saúde. Conduzir um veículo ou uma moto em um trânsito caótico é muito estressante”, afirmou Felipe Carmona, diretor jurídico do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do RS (Sindimoto).