Temporais deixam cidade do RS embaixo d’água
Nesta segunda-feira (20), a cidade de São Jerônimo, localizada a cerca de 70 km de Porto Alegre, ficou embaixo d’água por conta dos temporais que atingem o Estado do Rio Grande do Sul.
O município está às margens do rio Jacuí, que transbordou. Por conta das enchentes, a prefeitura de São Jerônimo decretou situação de emergência. De acordo com a administração municipal, foi o segundo desastre natural que registrado na cidade em um período de três meses.
Em suas redes sociais, a prefeitura informou que está precisando de doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, cobertores e colchões, produtos de higiene pessoal e roupas e calçados para adultos, crianças e bebês.
Temporais causam estragos no Rio Grande do Sul
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul têm causado diversos estragos. Até o momento, 158 das 467 cidades do Estado foram afetadas. São 13.264 desalojados e 3.737 desabrigados. 63 pessoas estão feridas e quatro morreram.
Entre as vítimas, estão duas mulheres que morreram soterradas depois após o desmoronamento da casa em que moravam, em Gramado; uma mulher atingida pelo desabamento da estrutura de um ginásio em Giruá; e um homem que foi arrastado pela correnteza dentro de seu carro, em Vila Flores.
Além dos temporais, também foram registrados vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão após a formação de uma forte corrente de vento, consequente das chuvas.
Nível do Rio Guaíba aumenta e águas invadem Porto Alegre
O nível do Rio Guaíba atingiu a marca de 3,44 metros na manhã desta terça-feira (20), de acordo com dados da Defesa Civil. A marca é a maior registrada em 82 anos. Na segunda-feira (20), as comportas do sistema de proteção contra as cheias foram fechadas, porém uma delas cedeu por conta da pressão e as águas invadiram as ruas de Porto Alegre.