Temporal? Cidade do RS corre risco com chegada de fenômeno

Nesta semana, por conta da previsão do tempo que indica a possibilidade do estado do Rio Grande do Sul ser atingido por um temporal, a Defesa Civil de Montenegro entrou em alerta. Segundo informações da MetSul Meteorologia, o fenômeno poderá ser responsável por dois episódios de chuva intensa nos estados do Sul, sendo que o mais forte pode ocorrer na região gaúcha.

A chuva deve voltar a afetar o estado a partir de quinta-feira (6), durante à tarde e se estender até o sábado (8), com volumes entre 50 e 100 milímetros. Ventos também pode vir com a chuva. Tais fenômenos podem resultar em alagamentos e destelhamentos de casas.

População de Montenegro terá o apoio de autoridades em caso de temporal

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Clóvis Pereira, até o momento, não há alerta de enchentes. “Contudo, o volume de chuvas previsto pode provocar o transbordamento de pequenos cursos de água e alagar ruas que possuem problemas de infraestrutura, como redes de esgoto mal dimensionadas”, afirma.

Caso seja necessário, a população pode pedir ajuda ligando para os números 153, 190 e 193. Além disso, equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Guarda Municipal também estão preparados para socorrer moradores. Se houverem desabrigados, eles serão acomodados no Ginásio Cinco de Maio. “Tudo está sendo organizado para darmos uma resposta imediata à população”, diz o coordenador da Defesa Civil.

As informações são do portal Correio do Povo.

Novo alerta de ciclone extratropical preocupa moradores do RS

Além das fortes chuvas, a possibilidade de que um ciclone extratropical atinja o Rio Grande do Sul também não deve ser descartada. O fenômeno pode voltar a afetar o estado entre sexta-feira (7) e sábado (8). Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta.

A formação do ciclone deve ocorrer após uma frente fria, com acúmulos de chuva entre 100 e 150 milímetros.

Imagem: iStock