Temporal deixa mais de 100 mil pontos sem luz no RS
O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (20) deixou mais de 100 mil pontos sem energia elétrica. A maior concentração de problemas está localizada nas áreas de concessão da Rio Grande Energia Sul (RGE).
Já no setor da Região Metropolitana de Porto Alegre, são mais de 23 mil pontos de energia, e diversos bairros também registraram instabilidades no abastecimento de água. Segundo a concessionária responsável, a CEEE Grupo Equatorial, a cidade mais afetada é Gravataí. Confira abaixo mais detalhes sobre os problemas na rede elétrica nas cidades do Rio Grande do Sul
Queda de energia em municípios do Rio Grande do Sul
De acordo com a RGE, os problemas no fornecimento são o resultado dos fortes ventos e descargas elétricas causados pelo temporal. Segundo as informações da CEEE Equatorial, as ocorrências de problemas no fornecimento de energia são “casos pontuais”, que estão dentro do esperado e sem grande contingência.
De acordo com informações do portal Correio do Povo, a normalização do fornecimento de energia deve ocorrer ainda nesta terça-feira (21). As regiões onde a distribuição foi mais afetada pelos temporais foram Canoas, Vale do Taquari, Central, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo.
Temporal causa falta de água em Porto Alegre
Os temporais afetaram também o abastecimento de água. Por conta dos problemas na rede de energia, diversas estações de tratamento de água ficaram sem funcionar, em alguns casos por mais de horas, afetando a distribuição em vários bairros.
Estes problemas foram registrados nos bairros Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, São Geraldo, São João, Farrapos, Passo d’Areia e Navegantes – todos abastecidos pela Estação de Tratamento de Água São João.
Também foram registradas ocorrências nos bairros Azenha, Centro, Cidade Baixa, Medianeira, Menino Deus, Praia de Belas, Santana, Vila Nova, Cristal e Santa Teresa.