Tendência, câmera espiã divide opiniões sobre legalidade da utilização

Um acessório muito útil para segurança e que se popularizou extremamente rápido é a câmera espiã. Este é um pequeno dispositivo que é instalado em estabelecimentos comerciais ou ainda dentro de casas, garantindo o bem-estar e a segurança dos indivíduos presentes naquele espaço.

É um aparelho confiável, pois se trata basicamente de streaming de vídeo da área filmada, e as câmeras espiãs podem registrar muitos acontecimentos. Ela pode informar para o operador uma série de comportamentos realizados pelas pessoas que circulam no local, como violência, roubos, furtos, má-conduta de funcionários e familiares, entre outros fatores.

Elas são extremamente pequenas e projetadas para ficarem escondidas de quem frequênta o local. Mas é importante saber que este dispositivo, justamente por sua natureza secreta e reveladora, pode encontrar resistência e problemas em sua utilização.

O utilizador do produto deve ficar atento para o que quer filmar e o que poderá filmar. Um exemplo é posicionar uma câmera espiã em cima de um caixa eletrônico ou caixa registradora, evitando furtos e possibilitando identificar possíveis criminosos.

É legal usar?

A lei permite com que pessoas possam instalar livremente câmeras espiãs em sua propriedade, desde que não filmem a parte exterior do local. É muito útil para pais que trabalham fora o dia todo possam ter visão de seus filhos e saber o que fazem e se estão seguros.

Também é possível posicionar uma câmera espiã na entrada de sua casa, garantindo a segurança e permitindo a identificação de possíveis criminosos que invadam sua propriedade.

Se você alugar a casa, desative a câmera, pois seria invasão da privacidade dos inquilinos, o que é ilegal.

Posso usar no trabalho?

Em ambientes trabalhistas, as câmeras espiãs também podem ser instaladas, mas nem sempre as imagens podem ser utilizadas para demissão por justa causa, já que isso fere a liberdade do trabalhador e, em determinados casos, expõe o mesmo a situações constrangedoras ou difamadoras.

A melhor maneira de utilizar este equipamento é avisando os funcionários e garantindo que seja posicionado apenas em locais menos reveladores e invasivos.

Leia mais!

Atlético-PR x Flamengo ao vivo

Ao vivo – Atlético-PR x Flamengo – Campeonato Brasileiro 2018

O Atlético-PR recebe o Flamengo neste domingo, às 11h00, lá na Arena da Baixada pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *