Teremos eclipse e estrelas cadentes em outubro; saiba as datas
Em outubro, o céu virará palco para um verdadeiro show de luzes. Neste mês, será possível admirar um belo eclipse solar, chuvas de estrelas cadentes, e muito mais.
O eclipse, marcado para o dia 14, aparecerá primeiro no Oceano Pacífico, na costa do sul do Canadá, e depois nos Estados Unidos, na América Central, na Colômbia e no Brasil. Aqui, moradores do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba terão a honra de observar melhor este fenômeno. Nas outras partes do país, ele poderá ser visto um eclipse solar parcial, com o disco lunar ocultando parte do disco solar.
Chuva de meteoros e chuvas de estrelas cadentes prometem iluminar o céu em outubro
No dia 9, será a vez da chuva de meteoros Dracônidas, que poderá ser observada a olho nu durante seu pico, nas primeiras horas da manhã. Na noite do dia 20 e nas primeiras horas do dia 21, acontecerá a chuva de estrelas cadentes de Oriônidas.
No dia 10 de outubro, entre 4h e 5h da manhã, a Lua Minguante vai estar bem acompanhada pelo planeta Vênus e a estrela Regulus, a mais brilhante da constelação de Leão. Os três poderão ser observados até o amanhecer de qualquer lugar país.
Vênus está em fase de elongação no sentido Oeste, então, o planeta poderá ser visto antes do nascer do Sol a partir das 3h e até 5h30. Para que ela possa ser bem observado, o ideal é usar equipamentos.
Datas para guardar no calendário de outubro
- 06/10: Lua em Quarto Minguante
- 08 e 09/10: Chuva de meteoros Dracônidas
- 14/10: Eclipse solar anular e Lua nova
- 20 e 21/10: Chuva de meteoros Oriônidas
- 22/10: Lua em Quarto Crescente
- 23/10: Vênus em maior elongação leste (melhor visualização)
- 24/10: Conjunção entre Lua e Saturno
- 28/10: Lua Cheia
- 28/10: Eclipse lunar parcial
Imagem: reprodução / Getty Images / Lu Shupei