Termômetros vão cair outra vez! Nova frente fria já tem previsão para chegar ao RS
Após passar por dias quentes e atípicos de inverno, os gaúchos enfrentaram temperaturas bem baixas no último final de semana, devido a chegada de uma frente fria intensa, que segundo meteorologistas, não deve ser a última.
Antes da chegada da primavera, o Rio Grande do Sul deve registrar mais duas ou até três massas de ar frio nos primeiros 15 dias de setembro. Apesar disso, os últimos dias do mês devem apresentar temperaturas mais quentes e chuvas acima da média.
“É muito provável a ocorrência de eventos de chuva intensa, granizo e ventos fortes com potencial para transtornos. Será um contraste muito grande com setembro de 2022, que foi frio e com chuva abaixo do normal”, explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, segundo o portal GZH.
Passagem de nova frente fria no Rio Grande do Sul está prevista já para o próximo fim de semana
De acordo com especialistas, a proximidade da primavera já pode ser percebida em alguns pontos do país. A medida em que os efeitos do El Niño e o aquecimento das massas e o oceano ocorrem, ondas de calor no Hemisfério Norte e no restante do Brasil começam a ser sentidos. Essas alterações serão responsáveis pela temperatura e a precipitação acima da média em setembro.
No próximo mês, também há previsão da ocorrência de fortes chuvas, granizos e ventos fortes.
Apesar dessas mudanças no clima, os termômetros do Rio Grande do Sul ainda devem registrar temperatura abaixo de 10ºC. Uma nova frente fria deve entrar no Estado já na próxima semana, entre sábado (2) e segunda-feira (4). Ela não será tão intensa quanto a deste último final de semana, mas a temperatura deve ser inferior a 10ºC, de acordo com Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel).
Imagem: Reprodução / Freepik