Top 5 bairros MAIS PERIGOSOS de Porto Alegre

Porto Alegre, como capital do Rio Grande do Sul, é uma de suas maiores cidades, com um território de cerca de 496,8 km². Com tamanha extensão, a cidade abriga vários bairros diferentes, cada um com suas próprias indicadores, sendo um dos mais importantes a segurança.

Para quem pretende se mudar para Porto Alegre, seja uma pessoa nova na cidade ou não, é essencial ter conhecimento de quais são as regiões mais perigosas. Por isso, separamos uma lista com os 4 bairros mais perigosos de Porto Alegre. Confira a lista completa abaixo.

Quais os bairros mais perigosos de Porto Alegre?

  • Restinga

Restinga é um bairro que vêm apresentando altos índices de violência desde 2011. Um dos ápices foi no ano de 2019, quando conflitos armados resultaram até mesmo no fechamento de escolas. De janeiro a dezembro de 2019, 332 foram assassinadas no bairro. Em decorrência dos acontecimentos desse período, passou a ser considerado um dos mais perigosos de Porto Alegre.

  • Centro Histórico

Além de ser uma das áreas mais antigas da cidade, o Centro Histórico é também uma das mais violentas. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do RS referentes ao ano de 2022, a região teve 1.196 casos de furtos e roubos comunicados à polícia.

  • Mário Quintana

Mário Quintana também tem se mostrado como um dos bairros mais perigosos de Porto Alegre. Em um caso recente, em novembro de 2022, uma unidade de saúde precisou ser fechada em decorrência da onda de violência crescente no bairro.

  • Rubem Berta

Localizado na zona norte, Rubem Berta é o bairro mais populoso da capital. A região é marcada pelo domínio de traficantes e conflitos entre grupos criminosos. Entre 2011 e 2018, foram registradas 480 vítimas fatais na área. Em março deste ano, um homem foi baleado durante um tiroteio entre a polícia e um grupo de suspeitos.

Imagem: Reprodução / Pìxabay