Transporte coletivo de Porto Alegre passará por mudanças; Veja as alterações

Para os próximos meses, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo em Rio Grande, a Prefeitura trabalha em uma série de alterações no sistema.

Em agosto, uma comitiva da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança deve visitar Porto Alegre para analisar o plano de mobilidade da capital gaúcha, que já está aprovado, para que possa servir de orientação ao novo sistema local.

As primeiras ações do pacote devem começar a ser implantadas em setembro. Uma das novidades é a entrada em funcionamento de um sistema de bilhetagem que aceite diversos tipos de pagamento. O modelo que já está em fase final de testes.

Como parte da construção do Plano de Mobilidade de Rio Grande, a Prefeitura também deve disponibilizar canais para receber as sugestões da população para melhorar o transporte. Até porque, diante das reclamações da população, a prefeitura vem alinhando com a empresa Transpessoal a qualidade e a modernização da frota.

De acordo com o diretor da Transpessoal, Alexandre Kopereck, já foi encaminhada a compra de 10 novos veículos, sendo que cinco devem chegar já em setembro, entre eles um seletivo. Outros dois são esperados para outubro e mais três para dezembro, também com um novo seletivo entre eles.

Segundo Alexandre Castro, secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, com os 10 ônibus que devem chegar esse ano, a frota ficará próxima da quantidade ideal para o sistema, já antecipando as necessidades do período de veraneio.

“Estamos trabalhando desde o início deste ano para termos uma ampliação do sistema. Já vimos que o funcionamento que era feito durante a pandemia não se sustenta mais, a demanda necessita ampliação de horários e veículos”, destaca Anderson Castro.

A Prefeitura também estuda a implantação de novas linhas, entre elas estão o “Expresso Parque Marinha”, e a ampliação da oferta do modelo Seletivo, com duas novas linhas.

Sobre o atendimento nas ilhas, o secretário explica que já existe um projeto para qualificar o serviço nesses locais. “Temos um planejamento que já está quase fechado e, no momento certo, vamos apresentar à comunidade”.