Transporte público: oito terminais de ônibus começarão a ser reformados em Porto Alegre
Após anos sendo alvo de depredações e falta de cuidado, oito terminais de embarque e desembarque dos passageiros que utilizam o transporte coletivo receberão serviços de manutenção.
Em um acordo entre a Prefeitura de Porto Alegre e a empresa 19 Engenharia resultará na manutenção dos locais. Serão realizados serviços como lavagem e pintura dos terminais, troca de telhas, reforma de pilares e edificações, banheiros e salas administrativas, iluminação, hidráulica, drenagem e esgotos, plataformas, telas de fechamento e outros reparos necessários.
Os terminais Triângulo localizados no bairro Sarandi, Princesa Isabel, Azenha, Nilo Wulf, Restinga, Antônio de Carvalho, Agronomia, Parobé, Centro Histórico, e três terminais localizados na Terceira Perimetral: Utzig, Jayme Caetano Braun e Mendes Ribeiro receberão os serviços de manutenção.
O próximo passo da negociação é a assinatura da ordem de serviço, que deve ser realizada nos próximos dias. Após o início dos reparos, as obras devem ser concluídas em até cinco anos, prazo estipulado no acordo entre o Executivo e a empresa. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a recomendação é de que os serviços sejam realizados em um ano.
A validade do contrato entre a prefeitura e a 19 Engenharia é de um ano, mas pode ser prorrogado por até 60 meses, caso seja necessário e do interesse público.
A manutenção dos pontos de embarque e desembarque dos ônibus da Capital terá um investimento de R$2,2 milhões.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, o vandalismo foi um dos principais fatores que contribuíram para a degradação dos locais. “Essa manutenção faz parte do Programa Mais Transporte. Em função de atos de vandalismo tivemos muitos problemas com a depredação dos terminais. Este contrato é muito importante para que a gente qualifique a infraestrutura e ofereça aos usuários locais mais aprazíveis para espera e integração no uso do transporte coletivo”, destacou.