Trensurb: compra de bilhete de trem poderá ser feita pelo celular em Porto Alegre

Nesta segunda-feira (26), a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Transurb) lançou um sistema de bilhetagem que permite a compra de bilhete antecipada pelo celular.

A partir de agora, é possível adquirir créditos para o cartão SIM Passagem Antecipada por meio do site e do aplicativo do TRI. Com a nova ferramenta, espera-se diminuir as filas e facilitar a vida dos usuários do cartão de passagens do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que poderão pagar por meio de boleto, cartão de crédito ou débito.

Como realizar a compra de bilhete de trem pelo celular?

O usuário pode realizar a compra de bilhete e recarregar seu cartão a partir de qualquer local, desde que tenha acesso à internet. Basta acessar tripoa.net.br ou baixar o app do TRI para Android ou iOS. As taxas para recarga usando site ou aplicativo variam conforme o meio de pagamento: para débito, a taxa é de 2% do valor da compra; crédito, 2,5% do valor da compra; boleto, taxa fixa de R$ 2,40.

Segundo a Transurb, é possível fazer um novo cartão SIM Passagem Antecipada no momento do cadastramento, gratuitamente, nas bilheterias de qualquer estação da empresa.

“Isso vai diminuir as filas, a espera, as pessoas poderão comprar de casa, de qualquer lugar, desde que tenha o cartão Sim e poderá acumular o crédito. É um beneficio, simplificação da vida, basicamente para facilitar o dia a dia do usuário com a recarga. O cartão será gratuito, só precisará fazer o cadastro”, explica o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, avalia que o início da operação do cartão Sim representa um avanço importante e facilita o deslocamento dos usuários em qualquer modal. “O projeto que a Trensurb anunciou nesta segunda-feira amplia e facilita as formas de pagamento. As pessoas vão poder carregar o seu cartão Sim através do aplicativo do TRI, comprando por cartão de crédito e automaticamente já utilizando na catraca e utilizando o trem. São ampliações importantíssimas na mobilidade urbana de Porto Alegre, principalmente para as pessoas que precisam deslocar rápido e com integração entre modais”, afirma.