Tricampeonato Brasileiro do Inter na década de 70

O Internacional é um dos clubes mais amados do Brasil, sobretudo no Sul que, em 1979, marcou seu nome na história do futebol brasileiro. Naquele ano, o Colorado conquistou o Campeonato Brasileiro de forma invicta, o que seria inédito na competição.

Por aqui, iremos explorar os detalhes que tornaram o tricampeonato brasileiro do Inter possível. Veja mais informações relevantes sobre a competição e como o Internacional alcançou o resultado almejado!

Cenário do futebol em 1979

Contudo, para entender como o Internacional se tornou o tricampeão brasileiro de forma invicta, é indispensável entender a contextualização do mundo do futebol naquela época. O ano de 1979 foi marcado por uma série de particularidades que afetaram o desenrolar do Campeonato Brasileiro.

Com a participação de 94 clubes, um número inimaginável atualmente, o campeonato tornou- se incomum. Além disso, uma das principais polêmicas do torneio daquele ano foi a ausência dos grandes clubes paulistas, como Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa, na primeira fase, entrando apenas na segunda fase.

A insatisfação dos clubes com o panorama do futebol brasileiro levou à Declaração de Porto Alegre em 21 de setembro de 1979. Os 12 grandes clubes do país se reuniram na capital gaúcha, juntamente com outros representantes.

Internacional e sua campanha de 1979

Em 1979, o Internacional trabalhava com uma equipe revolucionária. Sendo assim, a flexibilidade tática permitiu que a equipe se adaptasse a diferentes situações durante o torneio.

A conquista do Internacional em 1979 deixou um legado duradouro no futebol brasileiro. Além de marcar o clube gaúcho como um dos mais vitoriosos do país, influenciou as mudanças necessárias no cenário do futebol.