UFRGS é eleita a 6ª universidade mais sustentável e com impacto social da América Latina
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a sexta colocada no ranking das universidades com maior sustentabilidade e impacto social da América Latina. O balanço foi feito pelo QS World University Rankings: Sustainability 2023 e divulgado nessa quarta-feira (26).
A Quacquarelli Symonds (QS) é uma empresa britânica especialista em análise de instituições de Ensino Superior do mundo todo. A QS se dedica a elaborar rankings com universidades considerando diversos indicadores.
O ranking no qual a UFRGS se destaca segue o ano de 2023 para que sirva como um guia para estudantes que já procuram pelo seu local de estudos no próximo ano.
A consultoria estabeleceu o novo ranking focando na sustentabilidade e impacto social para avaliar como as melhores universidades utilizam práticas de governança ambiental, social e corporativa. Ao todo, foram avaliadas mais de 700 universidades.
O primeiro lugar da América Latina ficou com a Universidade de São Paulo (USP) e, em seguida, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), UFRGS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tecnológico de Monterrey e Universidade Nacional da Colômbia.
UFSM também aparece em ranking mundial
Já no ranking internacional, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou entre as posições 241 e 260. Além da UFRGS, apenas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apareceu no ranking mundial. A UFSM ficou entre as posições 501 e 550 e na 23ª na América Latina.
Os primeiros lugares do mundo ficaram com a Universidade de Califórnia, Berkeley (Estados Unidos), Universidade de Toronto (Canadá), Universidade de British Columbia (Canadá), Universidade de Edimburgo (Escócia), Universidade de New South Wales (Austrália) e Universidade de Sidney (Austrália).