Usar o celular no banheiro pode te fazer mal; saiba mais

Seja para ter uma distração ou resolver problemas importantes, muitas pessoas têm o costume de não largar o celular nem quando vão ao banheiro. Apesar de aparentar ser uma atitude inofensiva, essa prática pode trazer grandes complicações para a nossa saúde.

Neste artigo, confira quais são os riscos de utilizar o celular enquanto usa o vaso sanitário.

Entenda porque você não deve utilizar o celular enquanto está no banheiro

Risco de contrair doenças graves

De acordo com uma pesquisa publicada na revista MetroUK, pessoas que usam dispositivos eletrônicos, especialmente smartphones, enquanto utilizam o banheiro, estão correndo o risco de serem contaminadas por bactérias como salmonela, Escherichia coli e Clostridium difficile, que podem interferir no funcionamento gastrointestinal e causar diversos problemas de saúde.

As chances de contrair essas e outras doenças surgem quando a pessoa toca no aparelho antes de lavar as mãos após usar o vaso sanitário.

Surgimento de hemorroidas

As temidas e doloridas hemorroidas também estão entre os problemas que podem ser desenvolvidos devido ao uso do celular durante um momento tão íntimo quanto fazer suas necessidades.

Segundo um estudo realizado pela American University of Hospital and Research Federation passar muito tempo sentado no vaso sanitário aumenta as chances de desenvolver hemorroidas, principalmente se você não estiver fazendo suas necessidades.

Diversas pessoas passam diversos minutos ou até horas sentadas no vaso sanitário apenas para utilizar o smartphone, porém, o indicado é se concentrar naquilo que deve ser feito e evitar ficar por muito tempo neste objeto.

Problemas na coluna

Ao ficarmos sentados por muito tempo de forma incorreta, acabamos prejudicando, e muito, nossa coluna. Por esse motivo, grande parte dos especialistas indica que as pessoas suspendam as pernas, de preferência com auxílio de um banquinho. Além de evitar problemas no corpo, essa posição ajuda a fazer as necessidades mais rapidamente.

Imagem: iStock / Getty Images