Uso do celular pode estar colocando seu casamento em risco, de acordo com estudo

O uso excessivo do celular pode representar uma ameaça significativa para a qualidade do casamento, conforme apontam especialistas e estudos recentes. O fenômeno conhecido como phubbing — o ato de ignorar o cônjuge para dedicar atenção ao celular — tem sido associado a níveis menores de satisfação conjugal. Um estudo realizado na Turquia com 712 casais mostrou que quanto maior a incidência de phubbing, mais insatisfação havia no relacionamento, evidenciando que ser ignorado pelo parceiro causa desgaste emocional significativo.

Essa dependência dos smartphones cria um paradoxo: embora alguns encontrem na conexão digital conforto, muitos se sentem isolados no convívio direto. Essa dificuldade de comunicação presencial é agravada pelo uso excessivo do dispositivo, que pode minar o diálogo e a troca emocional do casal, essenciais para a manutenção da relação. Além disso, pesquisas indicam que o uso excessivo do celular é motivo de conflito para 55% dos casais, fomentando desconfianças e brigas, especialmente quando há falta de transparência sobre o que cada um faz no aparelho, o que pode gerar ciúmes e inseguranças.

Como resolver o problema do uso excessivo de celulares em um relacionamento?

Os especialistas recomendam que a solução para esse problema passa por um compromisso mútuo: os casais devem buscar desligar o celular com mais frequência e priorizar a interação presencial. Essa prática pode promover mais atenção e presença no relacionamento, ajudando a restabelecer a conexão e a proximidade afetiva necessária para fortalecer o casamento.

Por fim, é importante entender que o celular, por si só, não destrói o relacionamento, mas pode funcionar como um mecanismo de fuga diante de problemas não resolvidos ou ausência de diálogo. O desafio está em reconhecer esses padrões e incentivar a comunicação aberta para que o uso da tecnologia não prejudique a convivência.