Vagas de emprego falsas são divulgadas na internet para candidatos, saiba como se proteger
Os golpes envolvendo vagas de emprego falsas estão se tornando cada vez mais comuns no país. O alto índice de desemprego tem contribuído com o aumento dos golpes. Saiba como se proteger e não cair no golpe da vaga de emprego falsa.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 12 milhões de desempregados no início do ano. O número alto de desempregados e a vulnerabilidade de quem está à procura de emprego aumenta a possibilidade de cair em um golpe.
Somente de setembro de 2021 a fevereiro de 2022 foram detectadas mais de 600 mil tentativas de golpe segundo a empresa de segurança digital PSafe.
Como são aplicados os golpes
Conforme entrevista ao Jornal de Brasília, o chefe executivo de segurança da PSafe, Emilio Simoni, diz que os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais em nome de grandes empresas e com salários acima da média. Essa estratégia faz com quem está em busca de uma recolocação acabe clicando em links maliciosos.
“Eles usam o nome de grandes empresas e colocam salário acima da média. Então, imagina uma pessoa que está procurando emprego: ela achou uma vaga com salário alto, sem exigir nenhuma qualificação e para começo imediato. Ela vai clicar no link e não vai pensar duas vezes porque está precisando daquele trabalho”, diz Simony.
Como se proteger dos golpes de vaga de emprego falsa
Para evitar cair em um golpe de vaga de emprego falsa, a pessoa que está em busca de emprego deve se precaver tomando alguns cuidados:
- evitar guardar senhas no celular;
- ter um antivírus no computador ou celular;
- ficar atento às mensagens que contenham erros de português, que solicitam dados pessoais e que tenham links;
- ficar atento com vagas que pedem algum tipo de pagamento;
- pesquisar no site oficial da empresa se consta a vaga que está sendo oferecida.