Vai acabar! Uber irá acabar com o Uber Eats; entenda

Nesta quinta-feira (15), a Uber afirmou que fechará o Uber Eats, serviço de entrega de comida do aplicativo, por não ter conquistado a participação de mercado necessária. As atividades serão encerradas na Itália e em Israel.

Os movimentos estavam “alinhados com nossos esforços para focar em mercados onde temos oportunidades de crescimento sustentável”, disse um representante da empresa. De acordo com o CEO Dara Khosrowshahi, o Uber passará a investir somente em mercados onde terá mais chances de ser o maior ou o segunda maior referência do setor.

Milhares de restaurantes devem ser afetados pela decisão da Uber

A empresa, que conta com serviços de autônomos para realizar as entregas, afirma que cerca de 50 funcionários do Uber e milhares de correios e restaurantes não funcionários seriam afetados na Itália. Além disso, ela também diz que pretende continuar expandindo seu serviço de mobilidade no país, onde trabalha com despachante de táxi de TI.

Atualmente, os maiores mercados da empresa na Europa estão na Grã-Bretanha, França, Espanha e Alemanha. A Uber também afirma que tem sido utilizada entre motoristas de táxi na Europa, que usam o aplicativo para complementar seus negócios de carona na calçada.

Uber Eats deixou de operar no Brasil

Em março de 2022, o aplicativo de delivery Uber Eats deixou de fazer entregas de restaurantes no Brasil, passando a trabalhar apenas com itens de supermercados e entregas de pacotes. O anúncio foi feito em janeiro do mesmo ano.

“A partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: com a Cornershop by Uber, para serviços de intermediação de entrega de compras de supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e de entrega de pacotes pelo Uber Flash”, afirmou a companhia.[

Na época, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) disse que o fim do Uber Eats no Brasil deixou o setor com “muita apreensão”.

Atualmente, o grande líder de delivery no Brasil é o iFood.

Imagem: Neil Hall/Reuters