Vai viajar para Londrina? Conheça os melhores pontos turísticos da cidade

Londrina, a segunda cidade mais populosa do Paraná, é um destino turístico que oferece opções diversas para seus visitantes. Além de ser um importante polo comercial e industrial, a cidade também conta com uma série de atrações turísticas para quem quer conhecer um pouco mais da cultura e história da região.

Nesta matéria, apresentaremos os melhores pontos turísticos de Londrina, para que você possa planejar sua viagem e desfrutar ao máximo dessa cidade encantadora.

Lago Igapó

O Lago Igapó é um dos pontos turísticos mais conhecidos e apreciados de Londrina. Criado em 1959, o lago é resultado da represa do Ribeirão Cambé e foi projetado para solucionar problemas de umidade e drenagem na região. Localizado na zona sul da cidade, o Lago Igapó é rodeado por bairros residenciais e conta com uma ampla área de lazer, com espaço para caminhadas, esportes náuticos, piqueniques, futebol, vôlei e muito mais. Com mais de 4.500 metros de tamanho, o Lago Igapó é também um ótimo lugar para as crianças brincarem e se divertirem.

Durante a época natalina, o Lago Igapó também se torna um destino turístico bastante popular. Com um incrível espetáculo de luzes e uma enorme árvore de Natal montada no meio do lago, a área ao redor do lago se enche de visitantes locais e turistas que buscam celebrar as festividades em um ambiente encantador.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Museu Histórico de Londrina

O Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss é um importante ponto turístico da cidade que tem sua história iniciada no porão do Colégio Hugo Simas em 1970, por iniciativa dos professores e alunos do curso de história. A partir de 1974, o museu se tornou uma instituição adicional da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e atualmente está localizado na antiga estação da cidade, em uma área de 11.973 metros quadrados.

Com seus quatro setores – imagem e som, artefatos, biblioteca e comunicação e setor expositivo -, o museu tem papel importante na preservação do patrimônio histórico do município e é um excelente espaço para a prática da cultura educacional, além de servir como estágio para estudantes de pós-graduação.

Foto: Reprodução / UEL

Catedral Metropolitana de Londrina

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como Catedral de Londrina, é uma das atrações históricas e culturais da cidade. Construída em 1934, segundo os planos do engenheiro Willie Davids, é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Localizada no ponto mais alto da cidade, é possível admirar a beleza do monumento a partir de diferentes áreas. Ao longo dos anos, a igreja passou por várias reformas, transformando-se em um magnífico monumento artístico e religioso.

Foto: Reprodução / Codel

Jardim Botânico de Londrina

O Jardim Botânico de Londrina é um dos mais importantes locais de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná, e com certeza merece estar na lista dos melhores pontos turísticos da cidade. Localizado na zona sul de Londrina, o jardim foi criado em 2006 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e possui uma área total de 63,5890 hectares.

É um lugar incrível para passar uma tarde agradável, com muitas atrações, como um centro de natureza voltado para a educação ambiental, uma trilha para caminhada, um acervo com mais de 100 espécies de árvores nativas, lagos que formam espelhos d’água e uma trilha ecológica divertida.

Foto: Reprodução / Alexandre Lima

Parque Arthur Thomas

O Parque Arthur Thomas é uma Área de Proteção Ambiental localizada a apenas seis quilômetros do centro de Londrina. Com seus 66 hectares de floresta natural preservada, o parque é um verdadeiro tesouro para os amantes da natureza. Entre suas belezas naturais estão trilhas que adentram a mata virgem, uma cachoeira de 20 metros, uma vista panorâmica incrível e a represa do Ribeirão Cambezinho.

O parque é uma das últimas áreas de Mata Atlântica do norte do Paraná e é possível avistá-lo de longe. Além disso, o local guarda um pouco da história de Londrina, já que abriga a primeira hidrelétrica do município, que abasteceu a cidade por 28 anos. Apesar de estar desativada, a usina ainda é um ponto turístico interessante para visitar.

Foto: Reprodução / Igor Francelino

Estádio do Café

O Estádio Municipal Jacyscaff, popularmente conhecido como Estádio do Café, é um destino imperdível para os amantes de futebol em Londrina. Com formato em ferradura, é o principal palco para as partidas do Londrina Esporte Clube (LEC).

O estádio foi inaugurado em 22 de agosto de 1976 com uma partida entre Londrina e Flamengo de Zico, em que Paraná (Londrina) e Júnior (Flamengo) empataram por 1 a 1. Localizado na zona norte da cidade, o Estádio do Café é palco de grandes jogos e eventos esportivos.

Foto: Reprodução / Fundação de Esportes de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Além de ser uma das melhores universidades do Brasil, ela também é considerada a melhor do Sul do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2021.

Com uma área de mais de 4,5 milhões de metros quadrados, a UEL é um verdadeiro parque ecológico, com uma grande variedade de espécies de animais e plantas nativas da região. O campus da universidade é aberto ao público e é um ótimo lugar para passear e relaxar, além de ser uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura de Londrina.

Foto: Divulgação / UEL

Imagem: Reprodução / Wilson Vieira