Vale a pena ter o novo cartão do Bolsa Família? Saiba como solicitar o seu

A transição do Auxílio Brasil para o Bolsa Família com a nova gestão marca também a distribuição de um novo cartão para o benefício. No momento, ainda não há data para a solicitação dos novos cartões, que estão em processo de planejamento. Até a disponibilização ampla, o cartão do Auxílio Brasil continua em pleno funcionamento.

Porém, entre os 21 milhões de beneficiários, apenas 8,5 milhões tem acesso ao cartão, restando 12,5 milhões de famílias excluídas dos benefícios. Com a chegada da versão do Bolsa Família, cidadãos podem ter acesso a recursos como o uso da função débito e o saque pela Caixa. Porém, a emissão dos cartões pode acarretar custos significativos para o governo federal.

Cartão do Bolsa Família só poderá ser implementado após o pente-fino

O governo federal realizará um pente-fino entre os cidadãos que recebem o Bolsa Família, que pode excluir até 2 milhões de famílias que estejam em situação irregular para o recebimento do benefício. É apenas depois desta decisão que a implementação plena do cartão será decidida pelo governo federal. Ainda não está decidido também se os cartões atuais do Auxílio Brasil serão descartados, pois o custo de reposição destes seria de R$ 121 milhões.

Considerando apenas a emissão para os 12,5 milhões que não possuem acesso ao cartão, o valor seria de R$ 178 milhões. O objetivo do governo federal com a implementação do novo cartão é trazer as novas funcionalidades à maioria da população beneficiária, e também permitir a movimentação do dinheiro independente do sistema do Caixa Tem.