Valores a receber: data e passo a passo para consulta no Banco Central
Foi criado em janeiro pelo Banco Central um sistema para que os clientes pudessem consultar valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras.
No entanto, o serviço teve uma grande procura e ficou fora do ar apenas um dia após o seu lançamento.
Em nota, o BC pediu desculpas e anunciou que a capacidade do atendimento do SVR (Sistema Valores a Receber) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança.
Também foi anunciada a nova data em que os clientes poderão realizar as consultas, que será a partir de 14 de fevereiro.
As pessoas físicas e jurídicas que desejarem consultar as quantias “esquecidas” deverão acessar o novo site do Banco Central, que foi criado exclusivamente para o serviço.
É estimado que esses clientes tenham cerca de R$8 bilhões a receber.
Como realizar a consulta?
- Entre no site oficial “Valores a Receber”;
- Use o login Gov.br;
- Cadastre o seu CPF ou CNPJ;
- Pronto! Confira os valores que você tem a receber, caso haja.
Em nota a autarquia também afirmou que ao realizar a consulta e possuir valores a receber, o solicitante receberá a data para conhecer os valores e realizar sua transferência a partir do dia 07/03/2022.
Atenção para golpes!
Recentemente tem circulado mensagens com links suspeitos indicando uma suposta consulta ao Sistema de Valores a Receber e transferência imediata via PIX.
O Banco Central já declarou que não entra em contato com os clientes e os interessados precisam acessar o site oficial e solicitar a consulta.
Por isso, suspeite de mensagens através das mídias sociais com links suspeitos. Não clique e preserve seus dados.