Veja como declarar os dependentes corretamente no Imposto de Renda
A declaração dos dependentes financeiros no Imposto de Renda pode ser muito interessante para alguns contribuintes, pois pode ajudar a reduzir o valor final do imposto.
A Receita Federal impõe um limite anual de dedução por dependentes de até R$2.275,08, e pessoas com diferentes graus de parentescos podem ser classificadas como dependentes.
Os contribuintes têm até 29/04 para preencher a declaração, que deve ser feita de forma digital, através do portal online e-CAC, do aplicativo Meu Imposto de Renda ou do programa para desktop IRPF 2022. Ao longo do texto, mostraremos como realizar a declaração dos dependentes à Receita Federal.
Como fazer a declaração dos dependentes no Imposto de Renda 2022
- Acesse uma das plataformas da Receita Federal;
- Clique na aba “Dependentes” e depois em “Novo”, no canto inferior direito da tela;
- Insira o respectivo código de acordo com o dependente, preencha o nome, número do CPF e data de nascimento.
Atenção: desde 2019, a Receita Federal exige que os dependentes, de qualquer idade, possuam CPF. O Cadastro de Pessoas Físicas pode ser realizado rapidamente em qualquer agência dos correios pelo Brasil.
É obrigatório também informar se o dependente vive ou não com o titular da declaração. Informar o e-mail e o telefone de contato dos dependentes é facultativo.
Dependentes com Renda Própria
Devem ser informados na declaração bens, dívidas ou renda própria dos dependentes, caso eles possuam.
No programa da Receita Federal, na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica e Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior” existe uma aba reservada para o preenchimento do rendimento de dependentes. Basta clicar em “Novo”, e escolher o dependente ao qual aquele rendimento se refere.
Devem ser declarados rendimentos como salários, bolsa estágio, aposentadoria, etc; assim como aluguéis recebidos de pessoas físicas e pensões alimentícias.
Os rendimentos dos dependentes serão somados aos seus rendimentos próprios, que poderão aumentar o seu Imposto de Renda. Por isso, é importante simular antes a declaração com e sem dependentes, para verificar qual é a mais vantajosa.
Caso escolha não incluir os dependentes, verifique se eles se enquadram nas regras de obrigatoriedade para declarar o imposto. Caso sim, eles precisarão preencher uma declaração separada, como titulares.
Quem pode ser meu dependente no Imposto de Renda 2022?
- Marido ou esposa;
- Companheiro ou companheira com quem o contribuinte tenha filho ou more junto há mais de cinco anos (incluindo relações homoafetivas);
- Filhos ou enteados com idade até 21 anos;
- Filhos ou enteados com idade até 24 anos se estiverem cursando graduação de nível superior ou escola técnica de Ensino Médio;
- Filhos ou enteados de qualquer idade quando incapacitados física ou mentalmente para o trabalho;
- Irmãos, netos ou bisnetos dos quais o contribuinte tenha guarda judicial até 21 anos;
- Irmãos, netos ou bisnetos dos quais o contribuinte tenha guarda judicial até 24 anos se estiverem cursando graduação de nível superior ou escola técnica de Ensino Médio;
- Irmãos, netos ou bisnetos de qualquer idade, dos quais o contribuinte detenha guarda judicial, incapacitados física ou mentalmente para o trabalho;
- Pais, avós e bisavós que receberam, em 2021, rendimentos tributáveis ou não de até R$ 22.847,76;
- Menor pobre, até 21 anos, do qual o contribuinte detenha a guarda judicial;
- Pessoa absolutamente incapaz da qual o contribuinte seja tutor ou curador.