Veja como deve ser a posse de Eduardo Leite no dia 1º de janeiro

Eduardo Leite (MDB), governador reeleito no Rio Grande do Sul, tomará posse na manhã do dia 1º de janeiro de 2023, junto de seu vice, Gabriel Souza (MDB). 

A cerimônia de posse ocorrerá na Assembleia Legislativa gaúcha, às 10 horas. Logo após, às 11 horas, o atual governador Ranolfo Vieira Júnior passará formalmente o cargo a Leite. 

O tucano venceu Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno das eleições 2022 no dia 30 de outubro, com 3.687.126 votos (57,12%), contra 2.767.786 (42,88%).

Leite renunciou ao mandato enquanto era governador do estado no dia 31 de março para a possível escolha de concorrer à Presidência da República por seu partido, ação que acabou não ocorrendo. Deste esta data, o então vice-governador de Leite, Ranolfo Vieira Júnior, assumiu o comando do Executivo gaúcho. 

Ranolfo chegou a ser cotado como candidato do PSDB para o Palácio do Piratini nestas eleições antes do anúncio da pré-candidatura de Leite. 

Leite pode comandar PSDB

Nas próximas semanas, Leite pode aceitar, diante da cúpula do PSDB, a proposta de assumir o comando nacional do partido em junho do próximo ano. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o tucano teria aproveitado o feriado da Proclamação da República para ponderar e consultar aliados sobre aceitar a proposta de comando do partido. 

Além disso, também está em discussão uma possível fusão entre o PSDB e o Cidadania juntos de outras siglas, ou que a federação que já existe seja ampliada ao incorporar o MDB e o Podemos.