Veja como foi o desfile cívico deste 7 de setembro em Porto Alegre
Milhares de pessoas e oficiais brasileiros compareceram na orla do Guaíba neste 7 de setembro em Porto Alegre para prestigiar e conferir de perto as atrações da parada cívico-militar do bicentenário da Independência do Brasil.
Com a possibilidade de receber público após dois anos de pandemia, o desfile contou com a participação de 4.470 agentes uniformizados, dentre eles, grande parte pertencia às Forças Armadas, Brigada Militar, guardas municipais, policiais civis, federais e policiais rodoviários federais. A comemoração também contou com a presença de veteranos de guerra e alunos de escolas da Brigada Militar e do Exército.
Paraquedistas saltam no Guaíba em pleno 7 de setembro

Pela primeira vez entre todas as edições do desfile realizado na Capital, paraquedistas da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército participaram do evento.
Os agentes que vieram do Rio de Janeiro saltaram de um avião Bandeirantes às 10 horas, fazendo uma queda no Guaíba. Barcos da Engenharia do Exército com escolta de um navio da patrulha da Marinha efetuaram o “resgate” dos paraquedistas nas águas porto-alegrenses.

Em apenas 50 segundos de espetáculo, da queda ao pouso, o público ficou eufórico e preencheu a Avenida Edvaldo Pereira Paiva com gritos de emoção, tudo isso junto ao som da apresentação de uma banda militar.
Os festejos tiveram início na avenida conhecida como Beira-Rio às 9h30, com uma salva de 19 tiros de canhões para iniciar os festejos. O desfile foi comandado pelo general Alcides Valeriano de Faria Jr, chefe da 6ª Divisão do Exército.
O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior e o comandante Militar do Sul, general Fernando Soares, realizaram a revista das tropas.

Além de veteranos da Polícia do Exército, da Cavalaria de Guarda e outros batalhões das Forças Armadas, policiais militares, policiais civis, federais e rodoviários federais, agentes penais, guardas de trânsito, agentes da EPTC, escoteiros, alunos de escolas militares e cursos de oficiais também integraram o desfile. Cerca de 246 viaturas também passaram pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva.