Veja como proteger seus filhos do perigo da internet; Conheça riscos e dicas de segurança

A internet é um ambiente de diversas possibilidades tecnológicas que vão desde o conhecimento até o entretenimento. No entanto, navegar na internet sem proteção pode ser perigoso, principalmente para crianças e adolescentes. Se você é pai ou responsável e se preocupa com o que os jovens acessam na web continue lendo para saber como proteger seus filhos do perigo da internet. 

Principais riscos da internet

Desafios virais – As redes sociais viralizam conteúdos de forma muito rápida e entre os principais virais estão os desafios. Uma série de práticas que podem parecer inofensivas mas já levaram dezenas de jovens à morte. Casos como o do desafio da Baleia Azul e o da Momo ficaram famosos ao redor do mundo. 

Cyberbullying – A prática que consiste em humilhar, agredir, difamar e intimidar uma pessoa é outro dos principais problemas da internet para o público jovem. De acordo com uma pesquisa realizada pela UNICEF em 2019, 37% dos adolescentes brasileiros já foram vítimas de ofensas nas redes sociais. Outros 36% afirmaram que já faltaram na escola por terem sofrido cyberbullying.

Desproteção diante de pedófilos – O aliciamento também é uma prática comum na internet e foca em menores de idade. Pedófilos se escondem atrás de perfis fake para tentar obter vantagens sexuais de crianças e adolescentes. 

Formas de proteger seus filhos online

  1. Não permita o uso das redes sociais antes da idade mínima permitida por casa uma;
  2. Use aplicativos como o Google Family Link e semelhantes. Esta ferramenta possui recursos para definir tempo limite de uso do aparelho celular e outras fiscalizações de segurança.
  3. Utilize recursos de controle oferecidos pelas redes sociais. Plataformas como Instagram e TikTok possuem uma área específica para que pais monitorem o uso dos jovens. 
  4. Crie perfis infantis nos streamings. Grande parte dos streamings possuem uma opção de tela infantil. Um perfil que apresenta apenas conteúdos próprios para crianças.