Verão 2023: veja quais são os pontos de banho impróprios no Rio Grande do Sul

Boletim divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul aponta que três pontos estão impróprios para banho no estado. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (20) no projeto Balneabilidade pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Confira abaixo quais são os pontos impróprios para banho

Praias impróprias para banho no Verão 2023

  • Santa Vitória do Palmar – Balneário do Porto – Lagoa Mirim
  • São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
  • Tapes – Balneário Rebelo – Laguna dos Patos

Segundo o governo do estado, o Balneabilidade é um projeto realizado pela Fepam desde 1979, fazendo parte do programa RS Verão Total. Toda sexta-feira, são divulgados dados de análise das águas no site e nas redes sociais da fundação.

Os locais demarcados como impróprios para banho são marcados por placas informativas que avisam possíveis banhistas para evitar entrar na água naquele local. Caso o local esteja próprio, as placas estarão com um selo indicativa. É possível conferir também pelo portal do Sistema de Balneabilidade, acessado online (https://secweb.procergs.com.br/baln-consulta/).

A recomendação do governo aos banhistas que vão passar o verão nas praias gaúchas é de entrar na água apenas em locais que estejam demarcadas com condições próprias para banho, evitar tomar banho em épocas chuvosas ou nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, ou em período de cheia dos rios. Por fim, é orientado aos veranistas que não tomem banho em locais marcados por concentração de algas.

Você também pode conferir todo o relatório de Balneabilidade desta semana, incluindo os 90 pontos monitorados em 43 municípios, clicando aqui. (https://drive.google.com/file/d/1tBBVmAHe0nkF0wwksSOHDH1EFxAou_Ot/view)