Viaduto mais alto das Américas tem 143 m de altura e fica no RS
Muçum, uma pequena cidade do Vale do Taquari, tem se tornado um destino turístico procurado por pessoas de diversos lugares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nos fins de semana, a plataforma de trem fica lotada com turistas que aguardam a partida do trem original das décadas de 1920 e 1930, que parte pontualmente às 14 horas.
Durante o percurso, que passa pelos municípios de Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé, os passageiros podem apreciar a paisagem em um ritmo lento, com velocidade média de 20 km/h.
Descubra as maravilhas da Ferrovia do Trigo: viadutos e túneis incríveis em meio à paisagem deslumbrante
Durante o percurso de 46 quilômetros, que dura aproximadamente 2h30m, os passageiros têm a oportunidade de admirar 23 túneis e 15 viadutos, incluindo o impressionante V13, com 143 metros de altura e 509 de extensão. A locomotiva a diesel elétrica dos anos 1950 puxa 12 vagões nesta emocionante jornada.
A Ferrovia do Trigo (EF-491) é uma das obras de engenharia mais incríveis do Rio Grande do Sul, construída na década de 1970. O comboio que atravessa essa ferrovia passa por vários viadutos, como o Mula Preta e o Pesseguinho, que são vazados em curva e sem muretas de proteção, diferente do V13. Durante a viagem, a sensação é de flutuar sobre o precipício.
Mas a jornada reserva surpresas, como vistas exuberantes da natureza, como a cascata vista de longe e o rio Guaporé que forma uma “ferradura” na paisagem. Além disso, moradores locais acenam toda vez que o trem passa. Abaixo do percurso da Ferrovia do Trigo, há campings, pequenas pousadas, chalés e estabelecimentos que oferecem bares, restaurantes e estacionamentos, tornando-a uma opção para quem busca uma viagem com a família para fazer trekking ou andar de trem.
Fonte: UOL
Imagem: Kadu Bernardi (Trem dos Vales)