Viajar para SC está mais caro? Passagens batem preço recorde
Se você planeja uma viagem para Santa Catarina, é melhor se preparar! Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o valor médio das passagens aéreas em setembro foi de R$ 671.18. Um valor muito alto para os bolsos de muitos brasileiros. Este é, de fato, o maior valor desde o início da série histórica da Anac.
Contudo, esta alta não é instantânea. As passagens aéreas para Santa Catarina vêm sofrendo sucessivos aumentos desde maio deste ano. Desde janeiro de 2023, os preços subiram 32,4%.
Por que as passagens aéreas para SC estão mais caras?
Trata-se do mercado de oferta e demanda. O fim do ano é aquele momento em que todos amamos pegar uma praia e apreciar a brisa do mar. Consequentemente, a procura por viagens aéreas aumenta, e com ela, os preços. Dezembro e janeiro são os meses em que os aeroportos catarinenses mais recebem passageiros, de acordo com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina.
Além disso, na terça-feira (12), o IBGE informou que as viagens aéreas foram o item de maior peso no aumento de 0,28% do IPCA em novembro. O aumento das passagens aéreas foi de 19,12%, em relação a outubro.
O que esperar dos valores das passagens aéreas nos próximos meses?
Ainda não temos informações sobre o valor médio dos bilhetes em outubro e novembro, mas a tendência é que os preços subam ainda mais. Isso se deve principalmente à crescente procura por viagens durante as férias de fim de ano. A projeção é que os dois últimos meses de 2023 recebam 649 mil viajantes, o que representa 19,2% do total de viagens do ano.
A temporada de 2023 deve receber mais turistas em Santa Catarina em relação ao ano passado. Os dois maiores aeroportos do estado, de Florianópolis e de Navegantes, registraram um aumento de 39% cada um no número de passageiros de voos nacionais no último ano. A maioria dos viajantes vem de São Paulo, seguido do Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Para atender a essa demanda, as companhias aéreas Gol, Latam e Azul programaram pelo menos 497 voos e rotas extras para o período de dezembro de 2023 a março de 2024.