Vigilância colaborativa chega a outros bairros de Porto Alegre, saiba quais são eles
Mais quatro bairros de Porto Alegre instalaram o projeto de sistema de vigilância que começou no bairro Auxiliadora. Centro Histórico, Moinhos de Vento, Mont’Serrat e Higienópolis são os novos bairros a implantar a vigilância coloborativa pelos bairros.
Em entrevista ao O Sul, o padre Rogério Luís Flôres, responsável pela Catedral Metropolitana de Porto Alegre e representante da Associação de Moradores do Centro Histórico, disse que desde o início do ano estava negociando para o bairro receber o projeto.
“A ideia é muito simples, visa transformar nossos bairros em zonas de segurança, ou seja, bairros mais seguros para os familiares, vizinhos, amigos e clientes. E por fim agora, chegou a vez do Centro Histórico”, festeja o padre Rogério.
O empresário Raul Castelhano, dono da tradicional Confeitaria Sabor de Luna do bairro Mont’Serrat,acredita no modelo de mobilização local para garantir a segurança de todos “Planos de ação como este podem inspirar a comunidade a aderir à vigilância colaborativa em outros bairros, deixando nossa cidade muito mais segura”, afirma Castelhano.
O objetivo é aumentar a segurança dos bairros
A ideia da implantação de câmeras de vigilância pelos bairros é aumentar a segurança nos locais. Com isso, estimular a circulação das pessoas pelos locais.
O projeto, com o apoio da Brigada Militar, Policia Civil e a prefeitura de Porto Alegre, foi lançado em fevereiro deste ano pela AMA (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora), a Vigilância Colaborativa.
Com apenas alguns meses de funcionamento, os moradores já começar a perceber que a criminalidade nos bairros tem diminuído.
O síndico de condomínio Esplanada dos Moinhos, Fernando Callegari, confirma a diminuição dos furtos e roubos “Pelo que me chega de informações da vizinhança, a eficácia do modelo vem se provando quando, nitidamente, é observada uma diminuição das ocorrências nas áreas com câmeras da Vigilância Colaborativa no nosso bairro”.