Voar de avião pode se tornar mais perigoso com o passar dos anos? Entenda
Voar de avião pode ser uma experiência agradável para muitos, devido ao conforto que a aeronave proporciona, misturado com a ansiedade de estar viajando para outra cidade, ou até mesmo outro país. Entretanto, toda essa calmaria é rapidamente destruída quando ocorrem as temidas turbulências, que são responsáveis por 71% dos acidentes durante os voos.
Nos últimos tempos, houve um aumento significativo nos casos de turbulências graves, o que tem preocupado os viajantes. De acordo com pesquisadores da Universidade de Reading e do National Center for Atmospheric Science (NCAS), ambos do Reino Unido, a tendência é piorar, visto que o aquecimento global irá aumentar a frequência com que esses fenômenos ocorrem.
Voar de avião pode se tornar mais perigoso
De acordo com os especialistas, a Turbulência de Ar Claro (TAC) é a mais perigosa. Isso porque as TACs ocorrem na parte superior da atmosfera onde não há nuvens. Além disso, os radares não conseguem detectar esse tipo de turbulência, ou seja, esse fenômeno é sempre uma surpresa para os pilotos e pode causar acidentes, sejam eles leves ou graves.
Para relacionar o aquecimento global e as turbulências e saber com que frequência as TACs vão ocorrer até 2050, os pesquisadores utilizaram três simulações de modelos climáticos globais. Por meio dessas análises, foi constatado que a medida que a temperatura global próxima à superfície aumentar em 1 °C, as TACs vão aumentar 14% nas estações outono e verão e 9% no inverno e na primavera.
“Nossos resultados confirmam que o setor de aviação deve se preparar para um futuro mais turbulento” – principal conclusão dos autores da pesquisa publicada pela Climate Dynamics.
Para evitar as turbulências e evitar acidentes, o ideal é que os pilotos optem por rotas em que esses fenômenos ocorrem raramente. Já os passageiros, devem seguir as instruções e manter a calma em caso de turbulência.