Você sabia? Cidade com apenas 12 anos é a mais nova do RS

Até 2012, o que era apena um distrito de Bento Gonçalves, com aproximadamente 3 mil habitantes teve sua emancipação política adquirida. Desbravada e habitada desde 1876, Pinto Bandeira teve nos povos indígenas sua população original e hoje possui população fortemente influenciada pelos imigrantes alemães e italianos que desembarcaram no fim do século XIX.

São 122 quilômetros que a distancia da capital Porto Alegre e apenas 20 quilômetros da sua “mãe” Bento Gonçalves. Integra o Caminhos de Pedra, forte rota turística de Bento. As vinícolas locais Don Giovanni e Cave Geisse produzem espumantes conhecidos e premiados nacionalmente.

Por ser considera a capital do fruto, mesmo minúscula, sedia a Festa do Pêssego anualmente. Está posicionada geograficamente entre dois vales profundos dos rios Buratti e das Antas.

Vídeo institucional promovido pela prefeitura de Pinto Bandeira (RS)

Até 5 de maio de 1902, Silva Pinto era o nome oficial do local e posteriormente foi alterado para Nova Pompeia, nome que vigorou até 1938 em homenagem à cidade italiana devastada pelo vulcão.

A homenagem a Rafael Pinto Bandeira, importante militar do Rio Grande do Sul naquela época só aconteceu pela proibição do uso de palavras no idioma italiano no Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Produção de vinhos

Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Cabernet Franc são as uvas cultivadas nos 17 vinhedos de seu território. “Oferecemos para as aves uma proteína mais atrativa e ao invés de atacar a uva, elas comem as sementes dos girassóis”, explicou o diretor da vinícola Do Giovanni Daniel Panizzi.

Onde comer na cidade

O Restaurante Nature é um excelente opção próxima às vinícolas locais e funciona ao ar livre. É possível realizar passeios de enoturismo pela vizinhança. Outra ótima opção para quem busca conhecer o charme da cidade é o Colheita Butique Sazonal, bem ao centro da cidade. Pelos seus donos serem membros do Convivium Slow Food Primeira Colônia, o local aconchegante preza pela filosofia do alimento bom, justo e limpo.

Se quiser aproveitar bem a pequena porém recheada cidade, recomendamos acessar esse link e conferir preços e avaliações dos atrativos locais.