Você sabia? É possível distinguir facilmente um planeta e uma estrela a olho nú; saiba como

Embora saibamos bastante sobre os planetas do nosso sistema solar, o número de estrelas no céu é incerto e difícil de determinar. Alguns dizem que há tantas estrelas quanto grãos de areia em todas as praias do mundo, o que é uma ideia surpreendente.

 No entanto, distinguir um planeta de uma estrela é relativamente fácil.

Diferenças entre estrelas e planetas

As estrelas são gigantes bolas de plasma que geram energia através de reações de fusão nuclear. Elas são os motores cósmicos que produzem calor, luz, raios ultravioleta, raios X e outras radiações. Por exemplo, o Sol é uma estrela que emite luz própria. 

Por outro lado, os planetas são corpos rochosos como a Terra ou corpos gasosos como Urano, menores e muito mais frios do que as estrelas que orbitam. Por essa razão, os planetas também brilham, mas de forma mais sutil. 

Como distinguir um planeta de uma estrela?

Uma das características mais conhecidas das estrelas é a cintilação, que ocorre devido à quantidade de gases na atmosfera, causando pequenas distorções no caminho da luz das estrelas, fazendo com que pareçam se mover ou piscar. Já os planetas não brilham, mas podem piscar levemente em condições de baixa visibilidade ou quando próximos do horizonte.

Outra forma de distinguir planetas de estrelas é observar a sua posição no céu. Os planetas estão mais ou menos no mesmo plano, formando uma linha no céu que conhecemos como elipse, que é também a trajetória da Terra no sistema solar. Além disso, os planetas orbitam em torno do Sol e apresentam movimento aparente em relação às estrelas fixas no céu.

Por fim, é importante ressaltar que os planetas giram em torno do Sol em um movimento de translação que pode ser observado semana após semana quando olhamos para os planetas visíveis da Terra. Cada planeta tem uma velocidade de translação diferente, o que permite identificar qual planeta está sendo observado. Já as estrelas parecem estar fixas no céu, não apresentando movimento aparente em relação às outras estrelas.

Imagem: Wirestock / freepik.com