Você sabia? Este prédio foi o primeiro a ser construído no Brasil
Atualmente, o Brasil é repleto de prédios, por isso, é quase impossível andar pelas cidades do país e não encontrar um único edifício.
Apesar de ser difícil não ver essas construções nos dias atuais, a realidade era diferente até 1.924, quando o primeiro edifício do Brasil, o Edifício Sampaio Moreira, foi inaugurado.
Projetado pelo engenheiro Samuel das Neves e pelo arquiteto Christiano Stockler, a construção carregou o título de mais alto de São Paulo até 1.929, quando o Edifício Martinelli foi inaugurado.
O edifício contava 12 andares e 50 metros de altura, o que era considerado grande comparado as demais construções da época.
A planta do edifício foi apreciada na época, principalmente por ser semelhante aos projetos dos Estados Unidos.
A planta do edifício, por sua vez, merece destaque por ser semelhante ao que era projetado nos Estados Unidos na época.
Prédio passou a abrigar a Secretaria Municipal de Cultura
O edifício, que é tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), foi reformado em 1990. Entretanto, durante as mudanças, foram preservados seu painel de localização em madeira maciça e letras douradas, as escadarias de mármore de Carrara e alguns detalhes como as esquadrias das janelas, de pinho-de-riga, de acordo com o g1.
Além disso, os elevadores suecos Brothers tiveram os motores revisados, mas sua estrutura foi preservada e os pórticos de mármore, paredes vermelhas, porta de ferro vazado, espelhos trabalhados, manivela (hoje aposentada) e adornos dourados continuaram os mesmos.
Em 2010, a construção foi desapropriada para abrigar a Secretaria Municipal de Cultura. As novas obras tiveram início em 2012, preservando sua arquitetura, mas inserindo os equipamentos e as normas de segurança necessários, como um bloco anexo nos fundos, com escada de emergência. Em setembro de 2018, após o fim das reformas, o prédio passou a ser oficialmente a sede da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.