Você sabia? Existe um deserto na Terra com 65 milhões de anos

O deserto mais antigo do planeta está localizado no continente africano e tem idade estimada em 65 milhões de anos de idade. O deserto do Namibe, localizado na fronteira entre a República da África do Sul e o Kuene, também é um dos mais extensos do mundo.

A área do Namibe abrange cerca de 81 mil quilômetros quadrados, com dunas de até 325 metros de altura e contendo diversas condições únicas que o fizeram ser incluído na lista de patrimônios históricos da humanidade. Confira abaixo mais detalhes.

Namibe é único no planeta, entenda

De acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Namibe é o único deserto litorâneo do planeta que possui dunas de areia influenciadas por neblinas. Essa é a principal fonte de água no seu território, o que permite um ecossistema único com uma variedade de invertebrados, répteis e mamíferos. Esses animais apresentam condições raras de comportamento, com adaptações fisiológicas para sobreviver nesse ambiente tão único.

Além disso, o Namibe é exemplo principal dos processos de transformação da paisagem da Terra. Isso porque a sua formação se deu através do transporte de sedimentos através dos ventos e da correnteza de rios e do oceano. Essa é uma origem incomum, pois a maioria dos desertos do planeta são originados da erosão de rochas no solo.

Deserto do Namibe é considerado patrimônio histórico da humanidade

Devido á suas condições únicas, o Namibe foi determinado como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco em junho de 2013. No passado, o território já teve sua integridade natural ameaçada pelo risco de exploração de diamantes, um potencial uso do seu território.

Porém, segundo a Unesco, o deserto continua bem conservado e em estado de excelente conservação. A visitação ao local é restrita, com apenas alguns pontos acessíveis à população geral.