Você sabia? Existe um site que pode ter todas as suas fotos postadas na internet

O recente site baseado em tecnologias de inteligência artificial (IA) assusta alguns enquanto deixa outros de olhos brilhando. O site PimEyes é o passo seguinte de desenvolvedores que trabalham sobre a mesma base do ChatGPT. 

O mapeamento facial que o site realiza considera as fotos de cada pessoa que estejam disponíveis em fóruns, portais jurídicos ou qualquer outro tipo de banco de dados públicos alimentados com mídia fotográficas ou vídeos. A partir de uma única fotografia ou print é possível encontrar todo um acervo de imagens daquela pessoa.

Criado em 2017, o site não utiliza redes sociais ou perfis privados para a busca. Alguns internautas, como reportado pelo site Lad Bible, consideram a plataforma “o site mais perturbador da internet” e que seria um “sonho de um perseguidor”;

Um usuário que consultou a plataforma, comentou à revista Men’s Health Portugal que após utilizar os serviços para uma pesquisa de si mesmo constatou: “As duas primeiras eram fotografias minhas, embora as seis restantes fossem imagens de outras pessoas que partilhavam algumas características faciais semelhantes, principalmente as sobrancelhas e a barba”.

Nas palavras de outro internauta, o PimEyes é “perturbador, mas também extremamente valioso”, por encontrar quem utilizou de seu rosto sem seu consentimento.

Temor diante da IA

Elon Musk, CEO da Tesla , Steve Wozniak, co-fundador da Apple, e Jaan Tallinn, co-fundador do Skype, são alguns dos magnatas do Vale do Silício que estão assustados com esta ascensão da IA e recentemente escreveram carta pedindo suspensão dos testes com a tecnologia.

“Nos últimos meses, os laboratórios de IA envolveram-se numa corrida descontrolada para desenvolverem e implantarem mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém – nem mesmo os seus criadores – pode compreender, prever ou controlar de forma fiável”, diz trecho da carta.

A solicitação da carta aos seus desenvolvedores e investigadores é de que haja uma garantia mínima e transparente quanto à segurança dos dados compartilhados e com as criações a partir da tecnologia.

Sites alternativos

O PimEyes possui planos de assinatura para sua utilização, indo das buscas mais acessíveis a mais pesquisas mais profundas. O site não está disponível em português e comercializa seus pacotes em euros e dólares.

Há no mercado algumas ferramentas alternativas para busca reversa de imagens. As principais são:

  • Google Lens

O serviço permite que se pesquise, extraia, traduza ou reescreva textos presentes em imagens ou em arquivos no formato PDF. Por meio dele é possível encontrar rostos conhecidos e já identificados no aparelho celular (também há a opção para navegador).

  • TinEye

Esse robô pode ser adicionado como extensão ao seu navegador para facilitar o uso. Aqui, o usuário deve arrastar uma foto de sua galeria para o campo de busca ou digitar a URL se a foto estiver presente em um outro site. 

  • Search by Image

Com extensão disponível para Chrome, Firefox e Opera, o serviço é de grande utilidade para quem realiza trabalhos jornalísticos e precisa descobrir a origem e os créditos de determinada imagem.