Você sabia? Prédio residencial considerado o mais sustentável do Brasil fica no RS

Diversas plantas cercam um prédio localizado na Avenida Bagé, 467, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Além de muito verde, o Idea Bagé, o prédio residencial considerado o mais sustentável do Brasil, é coberto por placas solares. Em dezembro do ano passado, o empreendimento recebeu do Building Council (GBC) Brasil o selo verde na categoria Casa & Condomínio no nível mais alto, o platinum.

As certificações de projetos “verdes” do GBC tiveram início em 1994, nos Estados Unidos. Atualmente, as construções do Brasil podem receber os selos Leed, Casa & Condomínio, Life e Zero Energy, basta que elas sigam os critérios de sustentabilidade. Só em 2022, 108 prédios brasileiros receberam o selo Leed. O Idea Bagé teve seu projeto 100% acompanhado pela entidade.

Ao um só planeta, da globo, Mauro Touguinha de Oliveira, engenheiro sócio-diretor da Capitânia Investimentos, responsável pelo empreendimento, revelou que tinha confiança de que a empresa estava criando o prédio residencial mais sustentável do Brasil. “Mas seria muito fácil simplesmente colocar meia-dúzia de painéis fotovoltaicos, uma cisterna para captar a água da chuva e sair falando. Por isso, buscamos a certificação de um órgão independente, para provar o diferencial”, diz.

Entenda como o Idea Bagé conquistou o título de prédio mais sustentável do Brasil

De acordo com o portal, alguns critérios são avaliados pelo GBC, como a localização (como se relaciona com o entorno/local – erosão do terreno, controle da poluição no canteiro da obra), energia de atmosfera (eficiência energética e geração de energia renovável), uso da água, qualidade ambiental interna (conforto, saúde e bem-estar), materiais de baixo impacto socioambiental e responsabilidade social.

Para conquistar a certificação, o edifício precisa conquistar, no mínimo, 40 pontos. São quatro níveis de certificação: 1. Certied (40 – 49 pontos), 2. Silver (50 – 59 pontos), 3. Gold (60 – 79 pontos) e 4. Platinum (+ de 80 pontos).

O Idea Bagé, além ser cercado por plantas e ser coberto por placas solares, trabalha com sistema de captação da chuva, reaproveitamento da água do ar-condicionado, bicicletário, iluminação 100% led, fachada térmica e acústica, garagens com recarga para carro elétrico, sensores inteligentes que medem os consumos de água, energia e gás e fachada com acabamento auto-limpante.