Porto Alegre: esse prédio com mais de 100 anos já representou o poder político no RS

0

Na via mais movimentada de Porto Alegre em 1922, o jornal A Federação inaugurou a nova sede em 6 de setembro. O edifício do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa já foi centro das articulações políticas no Rio Grande do Sul e esse ano completa seu centenário.

O prédio fica na esquina das ruas dos Andradas e Caldas Júnior, no centro de Porto Alegre. Com uma arquitetura eclética, tem três pavimentos, além do subsolo. A entrada é pela Rua dos Andradas, com lateral para a Rua Caldas Júnior (Rua Paysandú, na época). No topo da fachada, colocaram estátua para representar a imprensa. O edifício tinha áreas para escritórios, redação e oficina de composição e impressão do jornal.

Em 1937, quando já era órgão oficial do Partido Republicano Liberal, o Estado Novo extinguiu o jornal A Federação. Com o fim da operação, o prédio foi usado para impressão do Jornal do Estado e do Diário Oficial do Estado. Em 1947, foi destruído parcialmente por um incêndio, mas reconstruído e ampliado.

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre, o prédio abriga o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, criado em 1974 para preservar a história das comunicações. A instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) recebe exposições e cursos, além de ter espaço para pesquisas. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.