Você sabia que o aperto de mão pode indicar risco de doenças?

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelaram que um aperto de mão com pouca força pode ser um indicativo de problemas graves de saúde. Segundo um estudo recente, a falta de força de preensão – que ocorre durante um aperto de mão – está associada a um maior risco de morte prematura, doenças cardíacas e até mesmo câncer. 

O estudo foi publicado na revista científica “Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle”.

Entenda o estudo

Os pesquisadores estudaram 1.300 pessoas com mais de 70 anos durante um intervalo de dez anos. Eles mediram a força de preensão das pessoas usando um dinamômetro de mola Smedley, onde cada participante apertava a ferramenta duas vezes o mais forte que podiam. Os cientistas também coletaram amostras de sangue de cada pessoa para verificar os níveis de metilação do DNA.

Mola Smedley – Imagem: Divulgação / Amazon

O resultado

Durante a pesquisa da Universidade de Michigan, os cientistas relacionaram a força de preensão com a idade biológica dos participantes. Eles descobriram que quanto mais fraco o aperto de mão, maior é a chance de ter doenças graves ou morrer mais cedo. Isso está relacionado com a metilação do DNA, que pode afetar o funcionamento de algumas moléculas do corpo.

Embora não saibam exatamente por que isso acontece, os pesquisadores acreditam que a força muscular ajuda a proteger o corpo.