Você sabia? Rio Grande do Sul já teve apenas 4 cidades

Em 1809, o governador e capitão-general recém nomeado para a então capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul estabeleceu, em alvará, a divisão territorial do Rio Grande em quatro cidades apenas.

Seguinte a ordem gramatical do período, a capitania-geral há pouco elevada dividiu-se em:

Porto Alegre agregando as parochias de: N.S. Madre de Deus, N.S. da Conceição de Viamão, N.S. dos Anjos da Aldeia, Bom Jesus do Triumpho.

Rio Grande agregando as parochias de: S. Pedro do Rio Grande, N.S. da Conceição do Estreito e S. Luiz de França das Mostardas.

Santo Antonio da Patrulha agregando as parochias de: S. Antonio da Patrulha, N.S. da Conceição do Arroio e N.S. da Oliveirada Vaccaria.

Rio Pardo agregando as parochias de: N.S. do Rosário de Rio Pardo, Santo Amaro, S. José de Taquary e N.S. da Conceição da Cachoeira.

Os debravadores dos rincões gaúchos tiveram sucesso em suas empreitadas, o que acarretou em sucessivas novas mudanças geográficas e administrativas no terrítorio.

As novas sedes municipais foram os passos seguintes às emancipações efetivadas. No século XIX, a economia assentou-se na pecuária e já possuia imigrantes europeus estabelecidos para povoamento local.

Na atual configuração o Rio Grande do Sul é divido em 497 municípios, com população de 11.329.605 milhões e densidade demográfica de 39,8 habitantes/km² (dados: IBGE e Palácio Piratini).