Você se lembra? Este foi o primeiro hipermercado de Porto Alegre

Você se lembra da história do primeiro hipermercado de Porto Alegre? Conheça mais detalhes sobre a sua história e como ele está atualmente!

Apesar de Porto Alegre ser uma grande capital e com vários comércios espalhados pela região, a história do primeiro supermercado nunca sairá da mente dos moradores da cidade, principalmente na Zona Sul.

No dia 7 de junho de 1973, o primeiro hipermercado do município foi inaugurado, na Avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza. Por ali, a loja oferecia mais produtos do que os tradicionais supermercados.

O Dinosul fez parte de uma grande rede de varejo por todo o Brasil, a Companhia Dosul de Abastecimento.

História do hipermercado

A rede foi fundada por Giacomo Domenico Zaffari e começou num armazém, em Benjamin Constant, interior de Erechim, atualmente município de São Valentim. Contudo, em 1962, decidiu se mudar para Porto Alegre.

Giacomo e seus filhos fundaram outra empresa, que iria criar as marcas Dosul, Dinosul, Poko Preço e Centroútil.

O Dinosul foi a quinta loja do grupo, que cresceu absurdamente até o final da década de 1980. O símbolo do hipermercado era um dinossauro laranja e foi escolhido pelo tamanho, tornando- se atrativo para todos.

Na divulgação da inauguração do hipermercado, foram contratados os atores Paulo José e Flávio Miggliaccio, que interpretavam os personagens Shazam e Xerife, na série TV Globo. O hipermercado foi aberto ao público no dia 8 de junho de 1973.

Mas afinal, como está o hipermercado atualmente?

Apesar de obter muito sucesso por vários anos, a Companhia Dosul de Abastecimento não resistiu ao período de crise econômica e hiperinflação. As últimas 14 lojas da rede foram compradas pelo Nacional, em 1995, incluindo o Dinosul.

Além disso, Giacomo faleceu em 1997, um ano depois do pedido de falência da empresa que fundou. Atualmente, na área em que atuavam Dinosul e Nacional, estão em andamento as obras para uma loja do Cestto, atacarejo do Grupo Zaffari.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Fortaleza