Você se lembra? Este foi o primeiro supermercado do Zaffari em Porto Alegre
A história do Grupo Zaffari teve início em 1935, quando o casal Francisco José Zaffari e Santina de Carli Zaffari abriram um modesto armazém de secos e molhados na Vila Sete de Setembro, em Erechim. Ao longo dos anos, o negócio prosperou e, em 1947, a família se mudou para Erval Grande, onde inaugurou uma loja maior e mais diversificada, oferecendo uma variedade de produtos para seus clientes.
Com a dedicação e o comprometimento da família Zaffari, o empreendimento cresceu rapidamente e, na década de 1950, novas filiais foram abertas na região. Porém, foi em 1965 que o Grupo Zaffari deu um grande passo ao inaugurar seu primeiro supermercado na capital gaúcha, Porto Alegre. Localizado na Avenida Protásio Alves, no térreo do Edifício Santa Cecília, o supermercado foi pioneiro ao adotar o modelo de autosserviço em um espaço relativamente pequeno, com apenas 120 metros quadrados.
Com uma família numerosa de 12 filhos, os mais velhos encontraram inspiração nos mercados de autosserviço de São Paulo e decidiram abrir uma loja com esse formato no bairro Petrópolis. O conceito de autosserviço, em que o próprio cliente escolhe os produtos nas prateleiras, revelou-se um grande sucesso.
O início da jornada: Os primeiros passos do Grupo Zaffari em Porto Alegre
Há mais de 40 anos, em 1967, o Grupo Zaffari inaugurava sua segunda loja na avenida Protásio Alves, marcando o início de uma trajetória de sucesso nos negócios. Antes disso, o primeiro supermercado do grupo ficava no Edifício Santa Cecília, que manteve suas portas abertas por oito anos.
Esse primeiro Zaffari de Porto Alegre estava localizado em frente ao atacado da família, já em operação desde 1960. O prédio, situado do lado oposto da Avenida Protásio Alves, junto à Avenida Taquara, também abrigou outra loja do Zaffari por alguns anos. Hoje, esse espaço é ocupado por uma loja de colchões, onde clientes ainda relembram com saudosismo a passagem do supermercado pelo Edifício Santa Cecília.
Após essa loja inicial de 120 metros quadrados, os negócios do Grupo Zaffari não pararam de crescer. Com a abertura de supermercados, hipermercados e shoppings, a empresa se consolidou como uma das mais importantes redes varejistas da região.
Imagem: Reprodução/GZH