Telescópio James Webb surpreende NASA

O telescópio espacial James Webb está a "superar todas as expectativas" enquanto entra na reta final de preparação, revelou hoje a NASA. Mesmo com seu início marcado para meados de Julho este novo "briquedinho" gigante já ganhou o coração de muitos cientistas. 

Equipamento conseguirá observar nas atmosferas de exoplanetas e enxergar algumas das primeiras galáxias! As primeiras imagens já revelaram aos especialistas a efetividade do Telescópio.

As imagens foram tiradas após o alinhamento bem-sucedido dos enormes segmentos de espelho dourado do telescópio. Fotos de teste mostram as imagens claras e bem focadas que os quatro instrumentos do observatório conseguem capturar.

Com espelhos gigantescos e um detector altamente sensível este telescópio pode com toda certeza pode modificar a forma de olharmos a astronomia. Isso é o que algumas das pessoas responsáveis pelo projeto afirma, após a comparação com outros telescópios da mesma categoria.

O principal objetivo do James Webb será fazer uma série de imagens de objetos físicos para demonstrar as suas capacidades de mediação científica! As imagens serão a cores, mas para isso, a equipe precisará transformações informações em infravermelho em imagens bem claras!  

Este observatório espacial, avaliado em cerca de 10.000 milhões de dólares (cerca de 8.800 milhões de euros) foi lançado em 25 de dezembro e o espelho, banhado a ouro, é o maior já lançado para o espaço, este projeto teve início a 30 anos atrás, mas teve o envio para o espaço sucessivamente adiado, ano após ano.   

De acordo com os engenheiros este será o sucessor do Hubble, em órbita há 31 anos, a 570 quilómetros da Terra! E você o que acha dessas inovações para conhecer mais sofre o nosso sistema solar?