A movimentação da Meta para desestruturar a versão pirata do aplicativo, o WhatsApp GB, já foi observada por diversos usuários que tiveram suas contas temporariamente banidas por terem baixado a versão GB.
O assunto foi muito comentado no Twitter nesta terça-feira (22), onde os usuários compartilharam surpresa ao terem seus números banidos. A medida é apenas temporária, porém, caso a pessoa persista em utilizar o programa pirata poderá ter sua conta cancelada para sempre.
O WhatsApp GB se conecta a uma conta do WhatsApp e oferece algumas funcionalidades a mais, como: possibilidade de esconder o status online, temas personalizados, função “não perturbe”, etc. Está disponível apenas para o sistema Android e é instalado fora da loja de aplicativos, o que representa um grande risco de segurança.
Como recuperar uma conta banida temporariamente do WhatsApp
Os usuários que tiveram sua conta banida por ter baixado o WhatsApp GB recebem uma mensagem de aviso. Para conseguir o acesso de volta, é necessário realizar o backup do histórico de conversas antes de retornar para o aplicativo oficial. Veja o passo a passo:
- No WhatsApp GB, clique em Mais Opções>Conversas>Backup de conversas. Irá iniciar a transferência.
- Feito isso, no seu celular, entre em Configurações>Armazenamento>Arquivos. Encontre a pasta do WhatsApp GB e pressione até selecioná-la. No canto superior direito, clique em Mais> Renomear>Escreva: WhatsApp.
- Depois, entre na Play Store e realize o download da versão oficial. Abra o aplicativo, verifique seu número, clique em restaurar e próximo.
Para quem retornar a versão oficial do aplicativo da Meta será livrado de um possível cancelamento efetivo da contal.
WhatsApp GB
O programa paralelo se conecta a uma conta do WhatsApp e oferece algumas funcionalidades que podem ser atrativas em um primeiro momento, porém, não garante a segurança de quem o utiliza.
O WhatsApp GB está disponível para o sistema operacional Android e é baixado fora da loja oficial de aplicativos. Isso já se configura em um risco, pois baixar aplicativos de desenvolvedores desconhecidos pode permitir a entrada de vírus em seu telefone e deixá-lo vulnerável a ataques de hackers.
Os usuários da versão GB podem ter até mesmo suas contas clonadas para serem utilizadas em futuros golpes. Além disso, os dados ficam expostos e suas conversas podem ser identificadas por terceiros.
A Meta, em comunicado oficial, reafirmou que as versões oficiais do aplicativo são apenas o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business. A empresa não se responsabiliza pela perda de dados ou qualquer outra decorrência acontecida no aplicativo “fantasma”.