WhatsApp: o que você precisa saber sobre segurança e privacidade

0

A privacidade de dados em aplicativos de mensagem como o WhatsApp nunca foi tão importante. Muitas pessoas possuem dúvidas com relação a isso, principalmente com o surgimento de outras opções, como o Signal e o Telegram.

Em 7 de janeiro, em um tweet ouvido em todo o mundo, o magnata da tecnologia Elon Musk continuou sua rivalidade com o Facebook, defendendo que as pessoas abandonassem seu mensageiro WhatsApp e usassem o Signal. 

Ainda não se sabe se isso é uma especulação ou se realmente existe uma diferença muito grande na segurança entre os apps.

WhatsApp

Em termos de segurança, a criptografia do WhatsApp é igual à do Signal, e essa criptografia é segura. Mas esse protocolo de criptografia é uma das poucas partes de código aberto do WhatsApp, então somos solicitados a confiar mais no WhatsApp do que no Signal.

O aplicativo WhatsApp real e outras infraestruturas também estão enfrentando ataques de hackers, assim como o Telegram.

Signal

O Signal é um típico aplicativo de instalação de um toque que pode ser encontrado em seus mercados normais, como a Play Store do Google e a App Store da Apple,  e funciona exatamente como o aplicativo de mensagens de texto normal. 

Telegram

O Telegram está no meio do nível de privacidade e se destaca de outros aplicativos de mensagens por seus esforços para criar um ambiente de rede social.

Embora não colete tantos dados quanto o WhatsApp, ele não fornece chamadas em grupo criptografadas como o WhatsApp, nem fornece privacidade de dados do usuário e transparência corporativa como o Signal faz.

O WhatsApp é mais eficiente e mais prático que as outras duas opções, e até então, é fato que o WhatsApp tem se mostrado seguro.