WhatsApp: Recursos que o aplicativo lançou este ano

0

O WhatsApp divulgou sua análise de final de ano de 2021, capturando os principais destaques de como o aplicativo de mensagens privadas surgiu como uma das maneiras mais confiáveis ​​para milhões de ficarem conectados quando o distanciamento físico era a norma, durante a pandemia. Alguns momentos importantes incluem:

  • Resposta da Covid do WhatsApp, incluindo parcerias com governos e entidades cívicas na Índia para construir chatbots e linhas de apoio do WhatsApp para que os cidadãos acessem informações precisas relacionadas à Covid e recursos importantes usando a plataforma de negócios WhatsApp.
  • WhatsApp Business App, o aplicativo gratuito que permitiu que pequenas e microempresas construíssem uma vitrine digital, ajudando-as a dimensionar a atividade econômica e atender melhor seus clientes, mesmo durante a pandemia.
  • Inovações de produto bem pensadas de forma consistente ao longo do ano, reiterando o objetivo do WhatsApp de garantir uma experiência de usuário contínua, segura e confiável.
  • Liberando o potencial de ‘Pagamentos no WhatsApp’ para ajudar a dimensionar soluções financeiras para cada seção da sociedade para acelerar a construção de uma Índia financeiramente inclusiva e digitalmente capacitada.

Comentando sobre o ano que passou, Abhijit Bose, chefe da Índia, WhatsApp, disse: “Durante a pandemia em todo o mundo, o WhatsApp tornou-se uma das formas mais usadas e confiáveis ​​para as pessoas se conectarem com familiares e amigos, bem como para usuários para interagir com as empresas. Estamos orgulhosos e satisfeitos que, durante os tempos difíceis da pandemia, pudemos servir a Índia, criando soluções de linha de ajuda personalizadas em parceria com o governo central e vários governos estaduais e atores cívicos para oferecer soluções relacionadas à assistência à Covid que os cidadãos poderiam depende de.”

Ele acrescentou: “Oferecer às pequenas empresas as ferramentas por meio do WhatsApp Business App gratuito ajudou-as a criar vitrines digitais para atender melhor seus clientes. Os pagamentos no WhatsApp podem ser um parceiro-chave da NPCI e RBI para atingir o objetivo comum de aumentar a adoção da UPI e permitindo a inclusão financeira para os carentes. O WhatsApp continuará a contribuir para a construção de soluções inovadoras que permitem o acesso digital, o crescimento socioeconômico, a inclusão financeira e a capacitação digital para ajudar a resolver alguns dos desafios mais difíceis na Índia e em todo o mundo. ”

A) Iniciativas do chatbot do WhatsApp para apoiar a luta da Índia contra a Covid e promover a vacinação

Desde o início da pandemia, o WhatsApp tem sido o meio preferido para as pessoas encontrarem informações confiáveis, buscarem e receberem apoio e permanecerem conectadas. Em 2021, o papel do WhatsApp amadureceu à medida que as administrações central e estadual usaram a plataforma WhatsApp Business para se manter conectada com os cidadãos para conduzir as vacinas em todo o país, bem como para oferecer governança e engajamento dos cidadãos mais eficientes.

  • Em 2021, 15 governos estaduais diferentes lançaram linhas de ajuda dedicadas da Covid no WhatsApp para uma série de casos de uso relacionados à Covid, que vão desde o acesso a recursos até agendamento de consultas de vacinação. [Veja a lista de chatbots abaixo]
  • O MyGov Corona Helpdesk, que foi lançado no início da pandemia em março de 2020, foi criado com casos de uso adicionais para beneficiar os cidadãos. Hoje, o chatbot MyGov no WhatsApp está equipado para gerenciar vários tipos diferentes de solicitações, incluindo download de certificados de vacina, agendamentos de consultas, etc. Até agora, mais de 55 milhões de pessoas entraram em contato com o bot, mais de 12 milhões de certificados de vacina foram baixados, assim como milhões das consultas de vacinação estão sendo agendadas.

B) Inovação de produto para melhorar a experiência do usuário e segurança na plataforma

Fazendo investimentos contínuos e cuidadosos em inovações de produtos, 2021 foi o ano em que o WhatsApp lançou várias atualizações e recursos de produtos, para melhorar a experiência do usuário e aumentar a segurança na plataforma.

  • Os novos recursos de efemeridade do WhatsApp, mensagens desaparecidas, visualização única e modo de desaparecimento padrão com várias durações garantem que os usuários tenham mais controle e privacidade enquanto se conectam com amigos e familiares.
  • A segurança do usuário é a principal prioridade, o WhatsApp lançou recursos como relatório de nível de mensagem, onde os usuários podem relatar contas sinalizando uma mensagem específica, Touch ID e Face ID para iPhone e bloqueio de impressão digital para Android e backup criptografado , oferecendo camadas adicionais de segurança para os usuários.

C) Pagamentos no WhatsApp, criado para a diversificada base de usuários da Índia

Como o WhatsApp continua a contribuir para a transformação socioeconômica e digital da Índia, 2021 foi o ano em que a Empresa levou ‘Pagamentos no WhatsApp’ a mais pessoas na Índia. Os pagamentos no WhatsApp têm o potencial de trazer milhões de indianos para o ecossistema de pagamentos digitais e, portanto, impulsionar a inclusão financeira e a alfabetização digital e financeira. 2021 viu o lançamento de vários novos recursos feitos sob medida para a Índia com o objetivo de simplificar os pagamentos digitais.

  • Para tornar os pagamentos no WhatsApp mais inclusivos e intuitivos para os usuários enviarem dinheiro, o WhatsApp introduziu o mais icônico e reconhecível símbolo ‘Rupee’ $$ dentro do WhatsApp’s Chat Composer.
  • O WhatsApp também equipou o ícone ‘Câmera’ para escanear códigos QR, fornecendo efetivamente acesso a mais de 20 milhões de lojas habilitadas para QR no país.
  • Com o objetivo de tornar o envio de dinheiro tão fácil quanto enviar uma mensagem, o WhatsApp lançou adesivos culturalmente relevantes e fundos temáticos inspirados nas nuances culturais da Índia. Esses recursos tornam o envio de dinheiro pelo WhatsApp uma experiência personalizada, tão simples e natural quanto as conversas do dia a dia no WhatsApp.
  • Como parte de sua missão de integrar os próximos 500 milhões de indianos ao ecossistema de pagamentos digitais, o WhatsApp deu início a um programa piloto em 500 aldeias em Karnataka e Maharashtra para apresentar aos moradores locais os pagamentos digitais, reiterando seu compromisso de acelerar a inclusão financeira no país,

D). WhatsApp para empresas de todos os tamanhos: WhatsApp Business Platform + aplicativo WhatsApp Business para PMEs

O WhatsApp oferece soluções modernas, seguras e convenientes que permitem às empresas criar experiências que seus clientes irão adorar. Além de formar parcerias impactantes com a Índia, tem havido setores tradicionais como educação, saúde e serviços financeiros usando o poder da WhatsApp Business Platform para fornecer seus serviços a comunidades carentes e marginalizadas, em escala, construindo assim uma Índia inclusiva.

  • A integração recente do Uber na plataforma de negócios do WhatsApp permite que as pessoas reservem uma viagem do Uber por meio do chatbot oficial do WhatsApp do Uber. A integração é uma inovação global para o Uber e tornará a reserva de uma viagem no Uber tão fácil quanto enviar uma mensagem no WhatsApp.
  • Serviços públicos: várias empresas de serviços públicos estão construindo chatbots personalizados para engajamento com seus clientes e reparação de reclamações. O chatbot habilitado para IA da Bharat Petroleum Corporation Limited na plataforma WhatsApp Business chamada ‘Urja’ foi projetado para várias experiências de autoatendimento para casos de uso de B2C e B2B. Urja é parte do objetivo maior do BPCL de construir uma interface de cliente abrangente e digitalmente habilitada. Da mesma forma, o IOCL na plataforma WhatsApp API é habilitado com reservas de gás, verificação de status de reserva, verificação de pontos de fidelidade.
  • WhatsApp Business App: este WhatsApp Business App gratuito está sendo usado por mais de 15 milhões de pequenas e micro empresas para expandir sua presença digital; democratizar o acesso para eles, permitindo que alcancem uma base de clientes maior.
  • A parceria WhatsApp-SEWA permitiu que mulheres agricultoras da Caxemira vendessem milhares de quilos de maçãs e cerejas para clientes em Gujarat, criando uma ‘cadeia de suprimentos’ alternativa em um momento em que o mundo estava fechado para negócios.
  • Da mesma forma, a parceria contínua do WhatsApp com a MannDeshi Foundation facilitou oficinas de treinamento para mulheres em vários aspectos da alfabetização digital e financeira, além de educá-las sobre o uso do aplicativo WhatsApp Business.

Com 2022 chegando, o WhatsApp continua comprometido em conectar o mundo de forma privada, permitindo que as empresas se conectem com seus clientes de maneiras significativas, apoiando os governos a promover o engajamento efetivo dos cidadãos e a governança eficiente, bem como, continua a se empenhar em sua missão de impulsionar as finanças e inclusão digital em grande escala na Índia.