Whatsapp: Versão gold pode ser fake? Confira
Novos boatos sobre a versão gold do Whatsapp circularam pelo aplicativo nas últimas semanas. A fake news promete novas funções da ferramenta que, supostamente, protegeria a conta do usuário de golpes.
A corrente já circula há alguns anos no aplicativo. Surgiu em 2016 e ressurgiu em 2019 e 2021, o golpe sugere que um vídeo chamado “Gambarelli” contém um vírus que, quando executado, danificaria o celular e zeraria a conta bancária do usuário.
Para espalhar para o maior número de vítimas, o texto indica que o usuário deve passar a mensagem para dez contatos antes de clicar no link.
Além disso, os golpistas usam nomes como o da Rede Globo de televisão para dar credibilidade às informações:
“Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Gambarelli. Não abra!!. O vírus vai para o seu telefone, sua conta bancária será zerada e seu telefone bloqueado para sempre! Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.” dizia a mensagem.
Segundo o Google Trends, a procura pelo termo “Whatsapp Gold vírus”e WhatsApp Gold é fake?” Aumentou significativamente no começo do mês. Os termos utilizados indicam que os usuários ficaram desconfiados com o conteúdo da mensagem.
Como evitar cair num golpe de Whatsapp
É muito importante ficar atento quando:
- o remetente diz ser da equipe do Whastapp;
- a mensagem promete algum prêmio ou benefício;
- O texto contém instruções para repassar para o máximo de contatos.
É importante ressaltar que o Whatsapp não oferece uma versão especial do aplicativo. Portanto, quando o usuário receber esse tipo de mensagem, deve deletá-la e denuciar a corrente.
Sempre que desconfiar, o usuário deve denunciar o remetente no próprio aplicativo, não clicar em links e não repassar a mensagem para outros contatos.