WhatsApp: Versão pirata pode causar a perda do número? Entenda
A Meta, desenvolvedora do aplicativo WhatsApp, tem utilizado várias estratégias ao seu alcance para desestruturar o aplicativo pirata WhatsApp GB, que, apesar de oferecer novas funcionalidades, representa um grande risco ao usuário.
Relatos de usuários nas redes sociais comprovam que nas últimas semanas o WhatsApp tem banido diversas contas que utilizam a versão não-oficial do aplicativo.
O uso do WhatsApp GB se caracteriza numa violação dos Termos de Serviço do WhatsApp, que condena a criação e utilização de serviços que tenham a mesma função do aplicativo oficial. Aqueles que continuarem utilizando a versão GB correm o risco de até mesmo serem banidos definitivamente da plataforma.
O que fazer caso eu tenha sido banido do WhatsApp?
A penalidade aplicada pelo WhatsApp não tem sido definitiva para todos, pois varia de acordo com o perfil de cada usuário. Ao receber a notificação de suspensão da conta, o ideal é realizar o backup de mensagens e criar uma conta no aplicativo oficial. Caso consiga acessá-lo normalmente, o banimento foi apenas temporário.
Um usuário com um histórico extenso de violações às regras da plataforma pode ter a conta banida de forma definitiva. Ou seja, para conseguir acessar o WhatsApp oficial novamente será necessário comprar um novo chip e cadastrar um novo número. Nesse processo, todos os grupos e chats serão perdidos.
Caso você deseje continuar tendo acesso ao aplicativo oficial, o ideal é deixar a versão GB totalmente de lado.
WhatsApp GB: versão pirata representa riscos de segurança
O aplicativo pirata chama a atenção dos usuários por oferecer algumas funcionalidades a mais como: esconder o status “online”, agendar mensagens, temas personalizados e até uma função “não perturbe”.
Está disponível para Android e é instalado fora da loja de aplicativos, o que já representa um risco, pois não temos como saber se sua origem e o download são seguros. Para realizar esse download, a configuração “instalar somente de fontes confiáveis” precisa ser habilitada, ou seja, é aberta uma porta para a entrada de vírus e hackers no celular.
O WhatsApp deixou claro em comunicado que não pode se responsabilizar por um eventual vazamento de dados, visto que não consegue validar as medidas de segurança implementadas por esses aplicativos desconhecidos. Ainda alerta que não existe outra versão oficial a não ser o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business, ambos disponíveis na Play Store e Apple Store.