WhatsApp: Versão web ganha extensão de proteção

O WhatsApp anunciou na última quinta-feira (10) que está o Code Verifiy – um software que verifica automaticamente a autenticidade do código do WhatsApp Web que está sendo utilizado. O software vai garantir uma maior segurança para o navegador do computador que estará executando o aplicativo na versão web.

Richard Hansen e Vicente Silveira, engenheiro de software e gerente de produto da companhia respectivamente explicam que, a versão web acaba tendo mais risco de segurança para os usuários:

“Como a infraestrutura dos aplicativos móveis foi criada após a criação da web, as garantias de segurança oferecidas no celular podem ser mais fortes, principalmente porque as lojas de aplicativos de terceiros revisam e aprovam cada aplicativo e atualização de software. Mas hoje isso está mudando, pois o Code Verify está trazendo ainda mais segurança para o WhatsApp Web”.

A extensão está disponível para o Google Chrome e Edge. O programa é gratuito e não registra nenhum dado dos usuários e também não tem acesso às conversas do aplicativo na web. 

Para instalar a versão para o Google Chrome, basta acessar a página de aplicativos do navegador: 

Basta instalar a extensão e ela funcionará automaticamente toda vez que o usuário utilizar o WhatsApp na versão Web.

Como saber se está sendo espionado no WhatsApp Web

Para saber se alguém está usando o perfil do usuário de forma indevida, uma dica é habilitar a notificação de aviso sobre o uso do aplicativo em outros dispositivos (válido para Android).

Além disso, é possível verificar se há alguém espionando o aplicativo pelas configurações do computador:

  • Abra o aplicativo e clique nos “Três pontinhos” e clique em “Aparelhos conectados”;
  • Verificar se há alguma opção com “Ativo agora” no campo “Status do aparelho”;

Pronto! O usuário pode repetir essa verificação sempre que desconfiar que seu WhatsApp está sendo espionado.