‘Worlds of Journalism’: UFSM conduz etapa brasileira do estudo

O estudo “Worlds of Journalism” contará com a participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para conduzir a etapa brasileira.

A pesquisa conta com uma rede de mais de 200 pesquisadores no mundo todo e se propõe a fazer uma análise comparativa e colaborativa sobre as condições de trabalho dos profissionais da imprensa.

Com coleta de dados em mais de 100 países, quem coordena o projeto no Brasil é a professora Laura Storch, da UFSM, que atua ao lado de colegas de outras universidades públicas. Podem participar, de forma anônima e voluntária, jornalistas que trabalham na imprensa tradicional, em startups ou em diferentes iniciativas jornalísticas.

O objetivo é compreender as maneiras pelas quais o Jornalismo lida e se adapta ao risco e à incerteza em diferentes contextos políticos, socioeconômicos e culturais. Além disso, a pesquisa busca mapear condições relacionadas à segurança dos profissionais, à liberdade editorial, às influências na produção de notícias, aos impactos da tecnologia e ao aumento da precarização do trabalho.